quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O Futuro das Bibliotecas


O Texto de Claudio Moura retrata a realidade atualmente, principalmente a brasileira, onde os alunos não tem não têm hábito de frequentar bibliotecas e, ainda mais grave, não têm o hábito de ler.


Biblioteca no Ensino Superior: Um dos temas que o autor descreve no artigo é a qualidade das bibliotecas no ensino superior onde distingui três grandes categorias: a biblioteca de pesquisa, a biblioteca de referência e a biblioteca para oferecer aos alunos as leituras indicadas, atualmente manter esses três níveis está cada vez mais raro, manter uma biblioteca requer recursos, uma instituição privada que provém seus recursos através de mensalidades não tem condições para arcar os custos.
Novas técnicas e novas tendências: A biblioteca virtual e os recursos entrópicos da internet são a grande e mais espetacular revolução. Instalou-se o caos da WWW, que oferece uma riqueza extraordinária de informações e cacofonias, com isso o aluno está se distanciando cada vez mais da biblioteca, porém conforme autor 92% dos alunos de ensino superior tem acesso á internet, ou seja, o computador está mais popular que um livro, isso é a realidade dos acadêmicos de hoje, onde muitas vezes apresentam um trabalho sem se quer ler o texto exposto.
A biblioteca multiuso e sedutora: O autor pergunta: como atrair os alunos, para que possam ser seduzidos pelos livros? Afinal, se não conseguirmos fazer os alunos lerem, para quê bibliotecas? Sabemos que uma biblioteca tradicional é um local onde se vai para retirar livros ou materiais para leitura, Porém é preciso inovar, é preciso "chamar" o aluno à biblioteca, nos EUA, é comum organizar consertos musicais, é uma razão para uma visita e se tornar um hábito entre os alunos, atualmente e me referindo ao brasil, os computadores invadiram as nossas bibliotecas onde é uma das principais fontes de pesquisa, isso é uma inovação e é uma forma de atrair as pessoas á biblioteca. ''Perguntei a uma bibliotecária: tem assinatura da Playboy? Por que não? Se isso leva o aluno a freqüentar a biblioteca, está dado o primeiro passo para conquistá-lo. Por outro lado, é preciso não gastar recursos com livros cuja probabilidade de serem lidos é ínfima. A biblioteca não é para impressionar o MEC ou quem quer que seja, mas para ser consultada.''
Concluindo essa reflexão, é perceptível que a biblioteca está em busca de alunos, pesquisadores, pessoas interessadas em ler, e atualmente conforme relatado exige inovações para acompanhar as tecnologias que está cada vez mais presente em nossa vida, hoje estamos na era da internet, dos tablets, dos smartphones o que facilita nosso acesso á informação.
Como será a Biblioteca no futuro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário