sábado, 11 de agosto de 2012

Bienal do livro em SP: festa é gastronômica

Foto: Divulgação


A festa do livro, o banquete oficial da palavra, tem encontro marcado com seus convivas-leitores. De 09 a 19 de agosto, acontece a Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, com o tema "Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas". Na apresentação do evento, a gastronomia está em destaque ao justificar que a feira "mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura". O pavilhão de exposições do Anhembi abrigará cerca de 480 expositores, com expectativa de receber 800 mil visitantes.
A programação cultural mostra a proposta de transformação por meio dos múltiplos olhares do comer. Com curadoria do chef e jornalista André Boccato, o espaço "Cozinhando com Palavras" promoverá 35 encontros com autores, cozinheiros, gastrônomos e especialistas em alimentação. Chefs-escritores ministram aula-shows em cozinha cenográfica e encorpam o debate sobre comida e literatura. Para as crianças, o cardápio de heróis e princesas apetecem a imaginação.
Um dos homenageados deste ano é Jorge Amado, que completaria 100 anos em 2012. Sua cozinha será celebrada com a filha Paloma Amado no livro "Na cozinha com Jorge Amado" ( 16/08, às 20h). Já o antropólogo da alimentação brasileira, Raul Lody, falará sobre "Coco, Cultura e Patrimônio" (19/08, às 15h). O centenário de Nelson Rodrigues também será comemorado na Bienal. O escritor Ruy Castro, biógrafo premiado do dramaturgo, irá revelar os lugares "gostosinhos e nada ordinários", que Nelson frequentava no Rio de Janeiro (15/08, às 10h30).
Os festivais brasileiros será tema do debate "Construindo a cultura gastronômica". Para esta rodada, sentam à mesa os representantes dos principais eventos do país. São eles: Rodrigo Ferraz (Festival de Tiradentes), Paladar Cozinha do Brasil (Ilan Kow), Festival Pinhão (Mônica Rangel), Festival Parati (Ana Bueno) e Prazeres da Mesa (Ricardo Castilho). A mediação é da jornalista Guta Chaves.
A pesquisadora em História da Alimentação, Roza Belluzo, é a anfitriã da palestra "Nem garfo, nem faca - à mesa com os cronistas e viajantes" (14/08, às 10h30). A fotografia na cozinha será debatida pelos fotógrafos Mauro Holanda, Ricardo D'Angelo e Rogério Voltan (12/08, às 10h30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário