domingo, 12 de agosto de 2012

Escritor advoga maior incentivo da leitura para as crianças


Saurimo - O escritor angolano Soberano Canhanga, advogou hoje (Domingo), em Saurimo, um maior incentivo da leitura para as crianças por parte das instituições vocacionadas para o efeito.
 
"As crianças devem ser incentivadas e ensinadas a cultivar o hábito da leitura, pois que não há conhecimento seguro se não haver hábitos de leitura", disse.
 
O escritor fez esta afirmação logo após a sua chegada ao Dundo (Lunda Norte), onde se encontra desde sexta-feira, para a venda e sessão de autógrafos das suas obras "O Sonho de Kaúia", lançado em 2010, e"Manongo-Nongo", editado em Junho último.
 
Em seu entender, as crianças e a juventude devem praticar a leitura, "para tal as instituições vocacionadas, como o Estado, a família e as organizações
sociais têm de criar condições para que tenhamos no futuro gente culta".
 
Segundo o escritor, a sessão que realizou defronte à Rádio Nacional de Angola (RNA), na cidade do Dundo, foi simples, mas bastante simbólica, pois serviu para vender os 20 livros que levava e deu para notar que há muita sede por parte dos munícipes em termos de literatura.
 
O autor constatou haver pouco investimento bibliográfico na província, porquanto na cidade do Dondo só existe apenas uma biblioteca e não há nenhuma livraria.
 
"Pelo menos tem que haver na cidade sítios onde as pessoas compram livros, já que a biblioteca é apenas para consulta”, afirmou.
 
O também jornalista que se manifestou disponível a levar as suas obras onde for convidado referiu que os jovens estão ávidos de leitura e por isso incentiva-os à prática da leitura e da escrita criativa.
 
Revelou estar na forja a sua obra intitulada “O Coleccionador de Pirilampos", que traz textos como Makoji e o "Casamento de Kayongona", que está já em ilustração.
 
Luciano Canhanga nasceu na comuna de Munenga, município do Libolo, província do Kwanza Sul. Formado em Comunicação Social, é Jornalista de profissão, tendo trabalhado na Luanda Antena Comercial (IAC) e colaborado em diversas rádios, jornais nacionais e estrangeiros. 
 
Actualmente é o responsável pela comunicação e imagem, relações públicas e protocolo na sociedade mineira de Catoca.

Fonte: Angola Press



Nenhum comentário:

Postar um comentário