quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Biblioteca Nacional restaura “cápsula do tempo”

Uma caixa de madeira revestida internamente de chumbo foi encontrada em meio às obras na zona portuária do Rio. O material está aos cuidados do Laboratório de Restauração da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC). Datada de agosto de 1871, a chamada “cápsula do tempo” continha um exemplar do Diário Oficial da época. Agora, nossos pesquisadores investigam o porquê.





No dia 6/6, Washington Fajardo, Secretário de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design solicitou uma visita dos pesquisadores da Coordenadoria de Preservação da FBN às obras na região do Porto do Rio. O motivo era uma “massa de papel jornal” encontrada por arqueólogos do Museu Nacional em suas escavações.
O material estava numa caixa de madeira na pedra fundamental das docas de Pedro II, localizadas no Parque Noronha Santos, na Praça XI, centro do Rio. “Como lá não havia qualquer condição de trabalho, pedi que a trouxessem para o nosso laboratório de restauração”, afirma Jayme Spinelli, coordenador de preservação da FBN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário