segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Questões sobre novo livro da lista da Fuvest surpreendem os candidatos

'Til', de José de Alencar, foi inserido este ano como leitura obrigatória. 
Para estudantes, química e física também foram difíceis.


SÃO PAULO (SP) - Estudantes realizam vestibular da Fuvest, neste domingo (25), na capital paulista. Prova da primeira fase cobra 90 questões de múltipla escolha (Foto: Caio Kenji/G1)
Estudantes realizam vestibular da Fuvest  (Foto:
Caio Kenji/G1)


Na sua “estreia “ na Fuvest, o livro “Til”, de José de Alencar, exigiu muito conhecimento dos candidatos nas questões de português da prova da primeira fase do vestibular, realizada neste domingo (25). A Fuvest divulgou o gabarito oficial e o caderno de provas pouco depos das 19h deste domingo.
Inserido este ano na lista das obras literárias de leitura obrigatória, “Til” foi tema de questões que pediam para o candidato relacionar a obra com outros livros da lista, como “Viagens de minha terra”, “Vidas secas”, “O cortiço”, “Cidades e as serras”, “Capitães da areia”, “Memórias póstumas de Brás Cubas” e “Memórias de um sargento de milícias.”
A prova também teve perguntas sobre o gênero literário do livro. "Estava contando que caíssem mais perguntas sobre os outros livros, que eu já tinha mais base. 'Til' é um livro de linguagem pesada, mas consegui responder as questões porque li o livro", disse a candidata Pillar Trevisani, de 20 anos, que presta para o curso de direito da Universidade de São Paulo (USP). Ela fez a prova na Faculdade de Economia e Administração da USP, na Cidade Universitária.
O livro 'Til', de José de Alencar (Foto: TV Globo/Reprodução)O livro 'Til', de José de Alencar (Foto: TV Globo
/Reprodução)
"Não li o livro, mas consegui fazer as questões porque assisti a algumas palestras sobre a obra", disse o candidato Guilherme Siqueira Wacilikiw, de 18 anos, que tenta uma vaga em física.
Para a estudante Júlia Camargo, de 18 anos, o fato de a Fuvest ter pedido muitas questões sobre o livro "Til" pode ter pego muita gente de surpresa. "Como era um livro que tinha menos análise, a maioria dos professores não dedicou muito tempo com ele", afirmou.
Foi o caso de Guilherme Laurito, de 18 anos, que quer estudar geografia. Segundo ele, "Til" é um livro difícil e tornou as questões de português e literatura complicadas. Quem não leu a obra, como Lívia Fidelis Mota, de 20 anos, candidata a uma vaga no curso de veterinária, teve problemas. "Ficou difícil responder."
A Fuvest trocou cinco livros da lista de leitura obrigatória para o vestibular 2013. Entraram, além de "Til", os livros "Viagens na minha terra", de Almeida Garrett; "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis; e "Sentimento do mundo", de Carlos Drummond de Andrade, que foi abordado em uma questão da prova deste domingo.
Da lista anterior, saíram “Auto da barca do inferno”, “Iracema”, “Dom Casmurro” e “Antologia Poética”.
Fonte: G1





Nenhum comentário:

Postar um comentário