terça-feira, 20 de novembro de 2012

POR QUE A LEITURA É TÃO IMPORTANTE?

Por que a leitura é tão importanteFoto: Denisa Haldova/Moodboard/Corbis

Você já leu para o seu filho essa semana? Essa é uma atividade muito benéfica para o desenvolvimento das crianças, porém, poucos pais estimulam a paixão dos pequenos pela literatura.
Segundo a pesquisa da Fundação Itaú Social São Paulo cerca de 96% dos brasileiros que tiveram pouco contato com livros durante a infância consideram importante ou muito importante o incentivo à  leitura para crianças pequenas, de até cinco anos. No entanto, apenas 37% costumam ler livros ou histórias para elas.
Se você se enquadra nos 63% que não compartilham a leitura, está na hora de mudar!
A socióloga e gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, Zoara Failla, afirma que a leitura para o filho é uma forma de troca de afeto. Assim, à medida que você desenvolve qualquer ação voltada para ele com ideias e histórias estará desenvolvendo um ato de amor. "Por meio da leitura, você desperta a  imaginação e o conhecimento de outros lugares, sejam eles no mundo da fantasia ou reais", garante.
Ela explica que a faixa etária entre zero e cinco anos corresponde ao período em que as crianças assimilam os valores dos pais. Sendo assim, além de ler para seus filhos, leia na frente deles e compre livros para presenteá-los. "Se dentro do ambiente familiar os pais valorizam a leitura, a criança começa a ver aquele objeto de uma forma especial e constrói uma familiaridade com ele", exemplifica.
Enquanto o pequeno não é alfabetizado é fundamental que alguém leia para ele, pode ser o pai, a mãe ou outro adulto. Mas, se a criança já é alfabetizada, ela mesma deve ler e escolher livros que tenha interesse, d história, peça para que ele conte para você. É uma maneira de valorizar o que o pequeno fez, além de ser uma maneira de troca de afeto", sugere ela.
Além disso, conforme a criança for relatando aquela historinha, pergunte o que ela achou, elogie afirmando que está lendo bem e demonstre interesse no que é relatado. A socióloga afirma que é importante que os filhos sejam protagonistas da história. "Dessa forma, primeiro entenda que tipo de histórias ela gosta, porque a partir do momento em que ela encontrar uma que tenha interesse, com certeza vai querer mais."
Fonte: Vila Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário