segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Edney Silvestre fala de processo criativo e defende leitura para todos

Jornalista e escritor encerrou os bate-papos deste sábado, na Fliporto. Christiane Torloni fez leitura da peça 'Boa noite a todos', de Silvestre.


Um panorama sobre o processo de criação do escritor e jornalista – e agora dramaturgo – Edney Silvestre foi no que se transformou o painel de número 12 da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), na noite deste sábado (17). Sob o tema “Romance e drama”, Edney conversou com o também escritor e jornalista Claudiney Ferreira e respondeu a perguntas do público presente ao bate-papo.
A carreira de escritor, ainda relativamente recente para Edney, já mostrou a ele que há uma diferença entre o telespectador e o leitor. “Há uma relação afetiva e afetuosa do leitor com o personagem, que é diferente da relação do telespectador com o jornalista, com o artista, o ator. O telespectador fala do trabalho, com um tipo de admiração muito diferente do que diz o leitor”, aponta.
Outra descoberta que o jornalista fez sobre o ofício da escrita é que os autores não comandam suas criações. “Sempre achei que escritores mentiam quando diziam que não tinham controle sobre seus personagens. ‘Não é possível!’, eu pensava, mas é assim mesmo, porque eu descobri que não se tem realmente controle”.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário