domingo, 6 de janeiro de 2013

Leitura tem queda de 9,1% entre jovens no Brasil, diz pesquisa




Para especialistas, problemas na educação e internet são responsáveis pelo atual cenário


Os jovens brasileiros estão lendo cada vez menos. Levantamento encomendado pelo Instituto Pró-Livro em 2012 mostra que, de 95,6 milhões de jovens que tinham hábito de pegar um texto de internet, jornal ou livro para ler, em 2011, o número caiu para 88,2 no ano que passou - decréscimo de 9,1%.
A maioria das pessoas ouvidas na pesquisa declarou não ter paciência para sentar em frente a um livro, revista ou jornal e lê-los com atenção. De acordo com os entrevistados, o tempo antes gasto com esse hábito hoje é usado para atividades como assistir TV, jogar jogos eletrônicos, ficar em redes sociais, coisas vistas por eles como sendo "mais dinâmicas".
Os dados afastam ainda mais o Brasil dos locais que são referência em termos de leitura entre jovens, como os países nórdicos (Noruega, Dinamarca e Suécia).
O escritor e professor Luiz Puntel concorda com os números do Instituto. Parafraseando o autor e cartunista Ziraldo, diz que o jovem "estuda muito e lê pouco". "O jovem brasileiro não tem a prática social da leitura. Sequer lê um jornal para ter argumentos a respeito de qualquer assunto", comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário