Para especialistas, problemas na educação e internet são responsáveis pelo atual cenário
Foto: Divulgação
Exceção, Leandro Vanzela lê três livros ao mês, em média
Exceção, Leandro Vanzela lê três livros ao mês, em média
Os jovens brasileiros estão lendo cada vez menos. Levantamento encomendado pelo Instituto Pró-Livro em 2012 mostra que, de 95,6 milhões de jovens que tinham hábito de pegar um texto de internet, jornal ou livro para ler, em 2011, o número caiu para 88,2 no ano que passou - decréscimo de 9,1%.
A maioria das pessoas ouvidas na pesquisa declarou não ter paciência para sentar em frente a um livro, revista ou jornal e lê-los com atenção. De acordo com os entrevistados, o tempo antes gasto com esse hábito hoje é usado para atividades como assistir TV, jogar jogos eletrônicos, ficar em redes sociais, coisas vistas por eles como sendo "mais dinâmicas".
Os dados afastam ainda mais o Brasil dos locais que são referência em termos de leitura entre jovens, como os países nórdicos (Noruega, Dinamarca e Suécia).
O escritor e professor Luiz Puntel concorda com os números do Instituto. Parafraseando o autor e cartunista Ziraldo, diz que o jovem "estuda muito e lê pouco". "O jovem brasileiro não tem a prática social da leitura. Sequer lê um jornal para ter argumentos a respeito de qualquer assunto", comenta.
Fonte: Jornal A Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário