segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Biblioteca Nacional afirma que investe para melhorar prevenção contra incêndio


Nota do órgão diz que administração atual sempre teve preocupação com segurança do prédio e acaba de instalar sistema de alarme contra fogo, em investimento de R$ 1,2 milhão


A Biblioteca Nacional (BN) informou, por meio de nota da assessoria de comunicação, que vem tomando medidas para melhorar a prevenção de incêndio de seus prédios. "Quando a atual diretoria tomou posse, há 18 meses, uma das maiores preocupação foi com a prevenção a incêndio", diz a nota.
De acordo com a assessoria, foi pedido um laudo para a brigada contra incêndio com o objetivo de saber exatamente o que era preciso para deixar o prédio mais seguro.
Segundo a BN, os extintores de incêndio foram substituídos há cerca de três meses e "estão regularmente mantidos em todos os prédios", em número adequado e no prazo de validade.
Diferentemente do apontado pelo relatório técnico encomendado pela Biblioteca Nacional, a assessoria afirma que "os hidrantes estão em áreas de circulação". "Apenas um hidrante instalado no quinto andar do prédio-sede está entre divisórias sem trancas, que não impedem o acesso ao local", afirma a nota.
A BN admite haver um bloqueio de portas de escape, mas afirma que se trata de "um caso pontual" no quinto andar do prédio-sede. "O elemento existente não é uma mureta. Trata-se de uma canaleta do duto do ar condicionado."

Reprodução
Mureta impede abertura de porta que seria usada para evacuação. Para a biblioteca, é apenas uma canaleta do duto do ar condicionado

Sobre a falta de sinalização de hidrantes, extintores e rotas de escape generalizada, apontada pelo relatório técnico a que o iG teve acesso, a assessoria da BN disse que "a rota de escape está planejada e o treinamento será realizado em breve". O exercício será elaborado pela "brigada responsável pela segurança e prevenção de incêndio da Biblioteca Nacional, que é permanente no prédio".
De acordo com a Biblioteca Nacional, a a brigada de incêndio, composta por quatro agentes 24 horas, faz "verificações diárias e mensais". "Alguns dos servidores e dos terceirizados já foram treinados para apoio em caso de necessidade. Dentro da equipe de prevenção, a brigada treinou seguranças da Biblioteca Nacional que estão preparados no auxílio para escape e combate a incêndio e outros riscos."


Nenhum comentário:

Postar um comentário