terça-feira, 10 de julho de 2012

Leitura e fontes de pesquisa ainda é realidade distante

Em Crateús, por nunca terem tido acesso a livros e internet, muitos alunos nem sentem falta desses recursos
Crateús. No Interior do Ceará, o acesso à leitura e fontes de pesquisa ainda é uma realidade distante para muitos professores e alunos. Bibliotecas são equipamentos raros, até na sede, quanto mais na zona rural.

Sala de leitura no Município de Crateús, na localidade de Jardim FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Neste Município, das 35 escolas existentes na zona rural, 15 possuem espaço para leitura, as chamadas "Salas de Leitura", consideradas como mini bibliotecas ou ainda acervo bibliográfico, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação. São cerca de 5.637 alunos matriculados nestas unidades escolares da zona rural.

Na Escola de Cidadania Maria Bezerra de Melo, localizada na localidade de Cabeça da Onça, a mais distante da sede do Município, os professores e os quase 250 alunos têm acesso limitado a fontes de pesquisa. A única fonte são os livros didáticos, algumas revistas e livros paradidáticos. Não tem sala de leitura. A internet também ainda não chegou. Professores se ressentem da dificuldade em desenvolver algumas atividades diferenciadas para os alunos. 72 quilômetros separam a localidade da sede, empecilho para a pesquisa na Biblioteca Pública da cidade ou lan houses.


Texto completo


Fonte: Regional - Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário