A Biblioteca Pública do Paraná dá início ao processo de implantação da rede de bibliotecas públicas do Estado.
De 2 a 6 de julho, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a BPP, por meio de suas Divisões de Extensão e Informática, promove um curso para bibliotecários de 21 cidades parananenses com o objetivo de apresentar o software Pergamum.
Utilizado por mais de cinco mil bibliotecas públicas do país, o programa é uma ferramente de fácil utilização e tem a finalidade de facilitar o acesso a informações, além de viabilizar o compartilhamento de dados.
“A meta é implementarmos uma grande rede informatizada em âmbito estadual”, afirmam as chefes da Divisão de Extensão/Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, Maria Marta Sienna, e a chefe da Divisão de Informática da BPP, Izabel Cristina de Souza. O curso cumpre as metas do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná (PELLL/PR), instituído em outubro de 2011 e que prevê a promoção e a informatização de catálogos e acervos de bibliotecas, entre outras ações.
A PUCPR desenvolveu o Pergamum, software de gestão de bibliotecas, há 16 anos e cedeu a licença do software à Biblioteca Pública/ Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais. “Acreditamos que haverá, de fato, uma integração entre as bibliotecas públicas do Estado. Esse software permite que os bibliotecários saibam quais conteúdos existem nas unidades que utilizam o programa, o que resulta em um melhor serviço e atendimento aos usuários”, afirma Marcos Rogério de Souza, que atua no projeto Pergamum.
Fonte: Banco Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário