sexta-feira, 1 de junho de 2012

'Estado' lançou acervo completo na internet


Um dos mais ricos arquivos jornalísticos do País, com 2,4 milhões de páginas publicadas desde 1875, ganha versão digital


O 'Estado' lança hoje na internet a coleção completa de 137 anos do jornal com 2,4 milhões de páginas. A cerimônia de lançamento, no auditório do Ibirapuera, com apresentação do cantor e ex-ministro Gilberto Gil, será transmitida ao vivo no portal estadão.com.br.
Entre os convidados estão os ministros da Cultura, Ana de Hollanda; da Educação, Aloizio Mercadante; dos Esportes, Aldo Rebelo; o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab, além de empresários, historiadores e vários artistas. A história do jornal será mostrada em uma apresentação multimídia, com destaque para os grandes acontecimentos que marcaram a cobertura jornalística desde os tempos do Império.
Ao longo da sua existência, o jornal acompanhou duas viradas de milênio, duas guerras mundiais e centenas de outros conflitos nacionais e internacionais, noticiou seis reformas constitucionais e nove trocas de moeda. No campo esportivo, o jornal registrou 19 copas mundiais de futebol.
No período republicano, enfrentou a ditadura do Estado Novo, a redemocratização e outra ditadura a partir de 1964. O portal do acervo na internet vai mostrar aos leitores mais de mil páginas censuradas pela ditadura militar, permitindo a comparação entre os textos originais e as páginas como foram publicadas, com versos de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário