A cidade é conhecida por ter mais livros que habitantes.
Festival do Livro mostra os esforços para manter a 'Cidade do Livro'.
Os livros estão nas prateleiras, mas e os leitores, onde estão? Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, nesse ano mostrou que o número de leitores está diminuindo.
Em 2007, eram mais de 95 milhões, hoje, esse número não chega a 89. Uma queda de quase 10%. Números que representam a realidade brasileira, mas não a de Lençóis Paulista, conhecida como a cidade do livro.
A cidade tem mais livros do que habitantes. São 64 mil pessoas e quase 120 mil livros. “Além do acervo ser rico, a cidade investe em qualidade e cultura. E isso que faz uma pessoa, a socialização e a cultura”, afirma a bibliotecária Jane Maria de Melo.
E para manter este título e incentivar ainda mais a leitura entre os moradores, o município realiza até sexta-feira (29), o Festival do Livro. Os organizadores do festival do livro esperam que 20 mil pessoas passem por nos 12 dias do evento.
Continue lendo, aqui.
Fonte: Portal G1
A Vértice Books faz parte do Grupo BOOKPartners, que contempla as empresas Cia. dos Livros, Empório do Livro e a B4 Editores. A marca Vértice Books atende Colégios, Empresas e Bibliotecas de Instituições Públicas e Privadas, com dedicação e profissionalismo e com um atendimento que busca a satisfação das necessidades de seus clientes.
sábado, 30 de junho de 2012
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Portugal será país convidado da Feira do Livro de Bogotá em 2013
Portugal será em 2013 o país convidado da Feira do Livro de Bogotá, na Colômbia, sucedendo ao Brasil, que esteve este ano em destaque, informou hoje fonte oficial da secretaria de Estado da Cultura (SEC).
O convite foi feito no fim-de-semana passado pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos, na visita oficial do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ao país e foi confirmado hoje pela SEC.
Significa que a literatura em língua portuguesa estará em destaque durante dois anos consecutivos numa feira do livro da América Latina, uma vez que o Brasil foi o país convidado deste ano.
A participação de Portugal na feira funcionará em três eixos: “Venda de livros em língua portuguesa, presença no certame de vários autores portugueses e promoção de Portugal como destino turístico e de turismo cultural”, referiu a secretaria de Estado da Cultura.
A pedido da organização, o programa incluirá ainda uma componente musical e gastronómica.
Texto completo
Fonte: Público
O convite foi feito no fim-de-semana passado pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos, na visita oficial do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ao país e foi confirmado hoje pela SEC.
Significa que a literatura em língua portuguesa estará em destaque durante dois anos consecutivos numa feira do livro da América Latina, uma vez que o Brasil foi o país convidado deste ano.
A participação de Portugal na feira funcionará em três eixos: “Venda de livros em língua portuguesa, presença no certame de vários autores portugueses e promoção de Portugal como destino turístico e de turismo cultural”, referiu a secretaria de Estado da Cultura.
A pedido da organização, o programa incluirá ainda uma componente musical e gastronómica.
Texto completo
Fonte: Público
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Universitários arrecadam livros pra bibliotecas de presídios do Amazonas
Os estudantes interessados em colaborar com doação de livros podem procurar o ponto de coleta na sala do Diretório Acadêmico situada no térreo da unidade I da Fametro
Universitários visam a arrecadação de mil livros para em adesão ao "Projeto de Implantação de Bibliotecas das Unidades Prisionais do Amazonas” (Divulgação)
O Diretório Central dos Estudantes da Fametro (Faculdade Metropolitana de Manaus), estará organizando junto aos universitários daquela instituição de ensino uma campanha visando a arrecadação de mil livros para em adesão ao "Projeto de Implantação de Bibliotecas das Unidades Prisionais do Amazonas”, promovido pela Sejus (Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos) juntamente com o Tribunal de Justiça do Amazonas.
A adesão dos universitários à campanha partiu de uma visita dos alunos do curso de Direito, orientada pelo docente de prática jurídica, Jacques Amorim e pela coordenadora do curso, Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, ao CDP (Centro de Detenção Provisória de Manaus), onde já funciona a primeira biblioteca instalada com livros da campanha da Sejus.
Segundo o presidente do DCE-Fametro, Mário Lúcio da Silva, “já entramos em contato com a assessoria da diretora da Escola de Administração Penitenciária, Shéryde Karoline Oliveira, que coordena o projeto para formalizar nossa adesão, esperamos arrecadar ao menos 500 livros em bom estado neste primeiro momento e os outros 500 após as férias”.
Fonte: A crítica
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Uma biblioteca como um local turístico
Ah, os noruegueses... Na pequena cidade de Vennesla está o que muitos consideram uma das mais bonitas e funcionais bibliotecas do planeta, desenhada pelo escritório norueguês Helen & Hard. As 27 estruturas curvas em madeira do principal salão, que se assemelham a costelas, servem como prateleiras, assentos e cantinhos de leitura, além servirem de suporte para a iluminação, num jogo de luzes e formas definitivamente futurístico. Cada cantinho desses possui elementos acústicos que absorvem ruídos, uma funcionalidade especial para os ambientes de quietude das bibliotecas.
O Centro Culural Vennesla é feito em madeira e substituiu o antigo centro comunitário colocando no lugar um prédio de assinatura cada vez mais desejado por administrações públicas que pretendam deixar uma digital em suas administrações. Muita gente gosta de criticar isso, como se a arquitetura e o design fossem um luxo e não uma necessidade (por que os conjutnos residenciais de bvaixa renda têm que ser esse amontoado de casas mal desenhadas e pouco confortáveis?).
Fonte: O Globo
terça-feira, 26 de junho de 2012
Polêmica sobre Lobato pode acabar em setembro
O Supremo Tribunal Federal (STF) definirá o futuro do livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, nas escolas brasileiras no mês de setembro.
O STJ tentar por fim a longa polêmica, idas e vindas de pareceres entre o Conselho Nacional
de Educação e o Ministério da Educação, críticas de todos os tipos. Mas não será a área
educacional quem resolverá sozinha esse imbróglio. Quem vai mediar a decisão é o Supremo
Tribunal Federal (STF).
Fonte: Portal Correio
domingo, 24 de junho de 2012
Periódicos brasileiros - Biblioteconomia e Ciência da Informação
Biblos (ISSN 0102-4388)
Brazilian Journal of Information Science (ISSN 1981-1640)
Ciência da Informação (ISSN 0100-1965)
DataGramaZero (ISSN 1517-3801)
Em questão (ISSN 1807-8893)
Encontros Bibli (ISSN 1518-2924)
Informação & Informação (ISSN 1981-8920)
Informação & Sociedade: estudos (ISSN 1809-4783)
Perspectivas em Ciência da Informação (ISSN 1413-9936)
Ponto de Acesso (ISSN 1981-6766)
Revista ACB (ISSN 1414-0594)
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (ISSN 0100-0691)
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (ISSN 1678-765X)
LIINC em Revista (ISSN 1808-3536)
sábado, 23 de junho de 2012
Curso: Biblioteca Universitária: qualidade e avaliações do MEC |
---|
O Curso “Biblioteca Universitária: qualidade e avaliações do MEC” será realizado, no dia 28 de julho de 2012, em São Paulo. Mais informações: Clique aqui Fonte: Paloma Altran |
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Estatuto da FBN é aprovado pela Casa Civil
O Decreto n. 7748 foi publicado em 06 de junho deste ano e aprova
o Estatuto e o quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas
da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). Este decreto entrou em vigor no dia 08
de junho. Pelo decreto o Ministério da Cultura deverá adotar as providências
necessárias à efetiva transferência à Fundação Biblioteca Nacional dos acervos
técnico e patrimonial da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura, constituído
pelos bens móveis e imóveis.
Fonte: Casa
Civil
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Chamada para submissão de artigos na CRB-8 Digital
A revista CRB-8 Digital está com chamada para submissões de artigos para sua próxma edição que abordará Bibliotecas públicas no século XXI: novos leitores, novas práticas, novos desafios. Os artigos devem ser enviados até 31 de agosto para o e-mail: crb8@crb8.org.br.
Mais informações: http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital
Fonte: CRB8
quarta-feira, 20 de junho de 2012
BARCO DO LER PARA CRESCER - COMUNIDADE MORRO ALTO - IRANDUBA - AM
No dia 26 de maio de 2012, os integrantes do Instituto Ler para Crescer, chegaram a Comunidade Morro Alto, localizada no município de Iranduba, com muito animação, levando muitos livros, revistas (com informações sobre ciência) e várias atividades voltadas para as práticas de brincadeiras e incentivo a leitura.
A comunidade Morro Alto, que como o nome diz, fica numa área elevada e por isso mesmo não foi atingida pela grande enchente, fator que favoreceu pronto acesso a localidade.
No total 38 crianças participaram desse momento. Um dos mais divertidos ficaram por conta das gracinhas feitas pela palhaça Bolinha (Suelem), que cantando envolveu à todos numa bonita brincadeira.
Fonte: Instituto Ler para crescer
terça-feira, 19 de junho de 2012
Entrevista com Abel Packer no Com Ciência
Vejam entrevista com Abel Packer, idealizador do SciELO, no Com Ciência, REVISTA ELETRÔNICA DE JORNALISMO CIENTÍFICO, publicação eletrônica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nesta entrevista, o assessor de Informação e Comunicação em Ciência da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo e coordenador operacional do projeto SciELO (Scientific Electronic Library Online) explica como surgiu a SciELO, fala sobre o desempenho dos periódicos brasileiros e decreta: “os livros multimídias enriquecerão a leitura em dimensões ainda não imaginadas”. O SciELO é, hoje, a maior iniciativa aderente à Via Dourada, no Brasil e quiçá mundial.
Fonte: Blog do Kuramoto
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Encerrar os volumes nas pastas de processos: uma ação que evita muitos erros em arquivos jurídicos.
É muito comum encontrarmos documentos recentes em volumes de pastas de processos que não são os corretos. Por muitas vezes os documentos estão dentro da pasta do processo certo, mas não no volume que deveria estar e isso ocorre em muitos casos por não se saber se o volume que tenho em mãos é o último ou não.
Uma boa e simples ação que pode evitar esta situação é postar uma folha informando do encerramento deste volume e a existência de um seguinte no final de suas pastas. Assim evita-se que:
Ø O Arquivista guarde documentos na pasta errada uma vez que pode existir um volume seguinte;
Ø Os Advogados arquivem documentos na pasta errada uma vez que terá uma folha indicando que a pasta está encerrada;
Ø Sanar dúvidas a respeito da existência de um volume seguinte, já que quando este existir no final da pasta será informado.
Nas pastas dos fóruns já existe esta folha de encerramento, mas eu costumo colocar uma folha contendo o timbre do escritório em que estou e com as informações referentes ao encerramento com letras GRANDES e diferenciadas com o intuito de se chamar a atenção.
Desta forma, caso a pasta seja emprestada a outro escritório ou cliente, você também estará demonstrando seu trabalho e a organização que faz em seu escritório.
Fonte: Arquivista jurídico
domingo, 17 de junho de 2012
Servidor rebate crítica sobre baixo nível técnico na UFSCar
Em resposta à carta do estudante da UFSCar Ricardo Amâncio dos Santos, a diretoria do Sindicato dos Técnico-Administrativos da Universidade Federal de São Carlos (SINTUFSCar) vem a público esclarecer que não é verdade que os técnico-administrativos da UFSCar possuem baixíssimo nível técnico.
O ingresso no serviço público, e em especial na UFSCar, é feito por meio de concurso público de provas e títulos. Durante o período dos três primeiros anos o servidor é avaliado, com base em critérios técnicos como responsabilidade, assiduidade, capacidade e iniciativa.
No último concurso, realizado neste ano para preencher três vagas para o cargo de auxiliar de creche, inscreveram-se 1319 candidatos, ou seja, uma média de aproximadamente 440 candidatos/vaga, concorrência muito superior a qualquer vestibular para o curso de medicina no Brasil, inclusive maior que o da UFSCar deste ano.
O fato de a universidade utilizar estagiários é resultado de uma política de sucateamento e desmonte do serviço público federal, que vem ocorrendo desde os tempos de Fernando Collor, passando por Fernando Henrique, Lula e Dilma, pois para algumas carreiras na universidade não se faz mais concursos.
Silva Junior - 9.ago.2011/Folhapress
Fonte: Folha de São Paulo
sábado, 16 de junho de 2012
Enem tem mais de 6,4 milhões de inscritos
Foram 275,7 mil inscrições a mais que o ano passado; SP, MG, RJ, BA e RS têm maior número de candidatos
O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegou a 6.497.466. Segundo balanço publicado no site do Ministério da Educação, foram registradas 275.769 inscrições a mais que a edição do ano passado. O processo foi encerrado às 23h59 desta sexta-feira (15).
Os Estados que tiveram maior número de candidatos foram São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a confirmação da inscrição só ocorre após o pagamento da taxa de R$ 35, que pode ser feito até 20 de junho. Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública são isentos do pagamento.
Fonte: O Estado de São Paulo
quinta-feira, 14 de junho de 2012
18º Congresso de Leitura e Escrita do Brasil
Agência FAPESP – A Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará, nos dias 16 a 20 de julho, o 18º Congresso de Leitura e Escrita do Brasil.
Com o tema “Redes sociais e interatividade”, o objetivo do congresso é discutir sobre o entrelaçamento de diferentes linguagens e formas de expressão.
A programação do evento será composta por mesas-redondas, apresentações de trabalhos e conferências que serão proferidas por especialistas do Brasil e do exterior.
“Leituras no avesso do mundo”, “Por uma leitura estética e políticas das margens” e “Educação infantil e respeito à diversidade” são alguns temas que serão debatidos durante o encontro.
O evento será realizado no Centro de Convenções da Unicamp, localizado na R. Elis Regina, nº 131, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas (SP).
Mais informações e inscrições: www.18cole.com.br/index.php.
Fonte: Agência FAPESP
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Dourados sedia edição de abertura da 1ª Feira do Livro e Leitura de MS
Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o governo gederal, prefeitura municipal e a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), realiza o lançamento, no dia 14, em Dourados, do evento “Cidades das Letras – MS”, onde acontecerá a “I Feria do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul”. A feira faz parte do projeto Caminhos da Leitura, integrante do Circuito Nacional de Feiras do Livro.
O evento será realizado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), parceira do evento. O “Cidades das Letras-MS” tem por objetivo incrementar as ações do Plano Estadual do Livro e Leitura de Mato Grosso do Sul (PELL-MS), lançado em setembro de 2011, em Bonito.
Continue lendo, aqui.
Fonte: PantanalNews
terça-feira, 12 de junho de 2012
No Dia dos Namorados, Salipi reúne casais em torno do livro
Os namorados que deixaram para última hora a compra dos presentes e que ainda não sabem
onde comemorar a data dedicada aos casais poderão encontrar na 10ª edição do
Salão do Livro do Piauí (Salipi) uma excelente opção de compras e lazer.
Texto completo
Fonte: Portal AZ
onde comemorar a data dedicada aos casais poderão encontrar na 10ª edição do
Salão do Livro do Piauí (Salipi) uma excelente opção de compras e lazer.
Texto completo
Fonte: Portal AZ
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Diretor de Harvard apresenta biblioteca digital gratuita
O historiador americano Robert Darnton, 73, professor de Harvard e diretor da biblioteca da universidade, visitou a Folha, onde participou de seminário para jornalistas da Redação.
Texto completo
Fonte: Folha de São Paulo
No encontro, Darnton --que veio ao Brasil para palestra no Congresso Internacional Cult de Jornalismo Cultural-- falou sobre o projeto de criação de uma biblioteca digital americana, com acesso mundial e gratuito, que deve entrar no ar em abril de 2013.
"É uma oportunidade inédita de compartilhar nossa riqueza de conhecimento."
Filho de jornalistas e graduado em Oxford, na Inglaterra, Darnton é especialista em Iluminismo e na história do livro e da imprensa.
Entre seus trabalhos mais conhecidos estão "O Iluminismo como Negócio" (1987) e "Os Best-Sellers Proibidos da França Pré-Revolucionária" (1996), lançados no país pela Companhia das Letras.
Jorge Araujo/Folhapress | ||
Historiador e professor de Harvard, Robert Darnton, em visita à Folha de S.Paulo |
Texto completo
Fonte: Folha de São Paulo
sábado, 9 de junho de 2012
Dilma assina reestruturação da Fundação Biblioteca Nacional
O Diário Geral da União publicou nesta quinta-feira (7) decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff que cria a nova estrutura da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), que incorporou a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e criou dois novos órgãos, o Centro Internacional do Livro e o Centro de Pesquisa e Editoração (que abriga, entre outros, a editora dos livros da Biblioteca Nacional).
Com a medida, a diretoria responsável pelas políticas públicas do livro e leitura, que antes estava abrigada na estrutura do Ministério da Cultura, incorporou o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e o Programa Nacional de Leitura (Proler). A FBN passa, assim, a ser a única área na pasta responsável pelas políticas setoriais e representante do MinC na gestão do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).
O decreto também trouxe a nova denominação da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, que passa a ser chamar Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, em homenagem à bibliotecária e ex-diretora, que morreu no início do ano.
A nova estrutura da DLLLB e o Centro Internacional do Livro (que terá como diretora Moema Salgado) vão funcionar no Edifício Capanema, no Rio de Janeiro, considerado um dos prédios mais importantes construídos no País na primeira metade do século passado. Uma parte da diretoria e a equipe do PNLL continuarão operando em Brasília.
Agora também com o B de Biblioteca, a nova DLLLB será composta por três coordenações gerais: Leitura, Economia do Livro e Sistema Nacional de Bibliotecas. A equipe – que não chegava a uma dezena de funcionários – também foi reforçada e, entre servidores e terceirizados, passa a contar com um efetivo de 150 pessoas, incluindo os funcionários das duas bibliotecas de referência.
Texto completo
Fonte: Portal AZ
Com a medida, a diretoria responsável pelas políticas públicas do livro e leitura, que antes estava abrigada na estrutura do Ministério da Cultura, incorporou o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e o Programa Nacional de Leitura (Proler). A FBN passa, assim, a ser a única área na pasta responsável pelas políticas setoriais e representante do MinC na gestão do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).
O decreto também trouxe a nova denominação da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, que passa a ser chamar Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, em homenagem à bibliotecária e ex-diretora, que morreu no início do ano.
A nova estrutura da DLLLB e o Centro Internacional do Livro (que terá como diretora Moema Salgado) vão funcionar no Edifício Capanema, no Rio de Janeiro, considerado um dos prédios mais importantes construídos no País na primeira metade do século passado. Uma parte da diretoria e a equipe do PNLL continuarão operando em Brasília.
Agora também com o B de Biblioteca, a nova DLLLB será composta por três coordenações gerais: Leitura, Economia do Livro e Sistema Nacional de Bibliotecas. A equipe – que não chegava a uma dezena de funcionários – também foi reforçada e, entre servidores e terceirizados, passa a contar com um efetivo de 150 pessoas, incluindo os funcionários das duas bibliotecas de referência.
Texto completo
Fonte: Portal AZ
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Dourados sedia Feira do Livro e da Leitura de MS a partir do dia 14
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é uma das realizadoras da I Feira do Livro e da Leitura de Mato Grosso do Sul, que ocorrerá de 14 a 17 de junho com entrada franca no Parque dos Ipês e na Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).
A programação do evento ainda não está fechada, mas prevê diversas atividades culturais, minicursos e palestras com autores renomados, contação de história, debates com escritores regionais, shows, performances, oficinas, rodas de tereré, cafés literários, apresentação de filmes e de trabalhos acadêmicos, lançamentos de livros e exposições de artistas.
A Feira faz parte do projeto Caminhos da Leitura, integrante do Circuito Nacional de Feiras de Livros e é realizada em Dourados pela UFGD, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Dourados.
A UFGD realiza ainda, no mesmo período, o VII Encontro de PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Comitê Dourados), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE). O objetivo central é contribuir com a formação de leitores, por meio da partilha de conhecimentos e experiências acerca do livro, da biblioteca e da leitura.
O evento também é gratuito. Durante a programação estão previstas atividades compreendidas por mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalho. Nessa edição, o encontro pretende discutir a elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitura na cidade de Dourados-MS, além de diversos outros temas, tais como: os espaços de leitura; a formação do leitor; práticas de leitura e de produção de texto, a leitura literária, o papel do agente de leitura como leitor produtor e contador de história, a literatura infantil e juvenil, etc.
Fonte: Jornal Agora MS
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Cordel colabora para melhorar aprendizagem em escola do RN
No município potiguar de Parnamirim, a literatura de cordel é estimulada nas unidades de ensino. Além do projeto Cordel na Escola, da secretaria de Educação, algumas instituições desenvolvem experiências próprias. Um exemplo é a Escola Municipal Professora Íris de Almeida Matos. Lá é feito um trabalho com literatura de cordel há três anos.
Graduada em pedagogia, a professora Sandra Macedo Barbalho, responsável pelo trabalho, está no magistério há 11 anos, com passagem pelas escolas Professora Eulina Augusta e Neilza Gomes. Nesse período, a literatura de cordel sempre fez parte de suas aulas. “É notório o interesse por parte dos alunos”, destaca. “Consequentemente, o comportamento melhora, bem como a aprendizagem.”
De acordo com a diretora, Andréia Cristiane dos Santos Xavier, a escola sempre desenvolveu atividades voltadas para a leitura, mas os professores se queixavam da falta de estímulo por parte das famílias. “Isso me causava inquietação”, diz Andréia. Ao constatar que algumas famílias não podiam oferecer instrumentos de leitura, tanto por questões financeiras quanto por falta de interesse, a comunidade escolar entendeu sua responsabilidade na questão. Teve início, então, uma mobilização. As primeiras atividades foram um carrinho literário e rodas de leitura.
Graduada em pedagogia, a professora Sandra Macedo Barbalho, responsável pelo trabalho, está no magistério há 11 anos, com passagem pelas escolas Professora Eulina Augusta e Neilza Gomes. Nesse período, a literatura de cordel sempre fez parte de suas aulas. “É notório o interesse por parte dos alunos”, destaca. “Consequentemente, o comportamento melhora, bem como a aprendizagem.”
De acordo com a diretora, Andréia Cristiane dos Santos Xavier, a escola sempre desenvolveu atividades voltadas para a leitura, mas os professores se queixavam da falta de estímulo por parte das famílias. “Isso me causava inquietação”, diz Andréia. Ao constatar que algumas famílias não podiam oferecer instrumentos de leitura, tanto por questões financeiras quanto por falta de interesse, a comunidade escolar entendeu sua responsabilidade na questão. Teve início, então, uma mobilização. As primeiras atividades foram um carrinho literário e rodas de leitura.
Fonte: MEC
terça-feira, 5 de junho de 2012
Escolas públicas vão receber obras temáticas para bibliotecas
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) abre nesta sexta-feira, 25, prazo para a pré-inscrição de obras de referência elaboradas com base no reconhecimento e na valorização da diversidade humana. Voltadas para estudantes e professores do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental, essas obras devem contribuir para a formação de uma cultura cidadã e a afirmação de valores que se oponham a todo tipo de preconceito, discriminação e exclusão. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para ajudar na construção dessa cultura cidadã, foram estabelecidos nove temas que contemplam as especificidades de populações que compõem a sociedade brasileira: indígena; quilombola; campo; educação de jovens e adultos; direitos humanos; sustentabilidade socioambiental; educação especial; relações étnico-raciais e juventude. As editoras interessadas em participar da seleção têm até o dia 25 de outubro de 2012 para pré-inscreverem seus títulos no chamado PNBE Temático. A pré-inscrição deve ser feita no Sistema de Material Didático (Simad), do FNDE.
Cada obra pode ser inscrita apenas em uma das categorias temáticas. A entrega das obras para avaliação será de 6 a 8 de novembro de 2012. Após a seleção, o FNDE pretende formar acervos com até 45 títulos, englobando todos os temas, que serão encaminhados em 2013 para aproximadamente 60 mil escolas beneficiárias.
Veja o edital do PNBE Temático
Fonte: Jornal Brasil
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Comissão libera cópia integral de livros, CDs e DVDs e criminaliza plágio
Hoje, a reprodução parcial já é autorizada, em porcentagens que variam conforme a mídia copiada. Caso a sugestão dos juristas seja acatada pelo Congresso, as cópias completas serão liberadas sem que seja caracterizado crime.
Rodrigo Baleia-3.dez.07/Folhapress | ||
Destruição simbólica de CDs e DVDs piratas promovida por instituições em 2007, em São Paulo |
A proposta, com as demais votadas anteriormente e as que ainda serão debatidas, devem ser entregues para votação até o final de junho. Apenas após a aprovação no Senado e na Câmara e sanção presidencial o texto passa a valer.
Texto completo
Fonte: A Folha de São Paulo
domingo, 3 de junho de 2012
81% dos estudantes alfabetizados na idade certa no Ceará
Falta pouco para que o mapa do Ceará alcance por completo o nível desejável de Alfabetização. Dos 184 municípios, 177 alcançaram essa meta. Sobram apenas sete. Cerca de 81% dos estudantes cearenses encontram-se alfabetizados ao término do segundo ano. É o dobro, se comparado com o início do Programa de Alfabetização na Idade certa (Paic), em 2007, quado eram apenas 40%.
Houve também redução no número de Alunos com baixo índice de aprendizado. Caiu de 47,4% em 2007, para 8,8%, em 2011. Os dados fazem parte do Sistema Permanente de avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa) de 2011, divulgado ontem pelo Governo do Estado.
Para o governador Cid Gomes, os números representam o esforço cotidiano de Professores e Alunos. “Os resultados demoram a acontecer na Educação.
Estamos vivendo uma revolução”, classifica. O desafio agora, segundo a secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, é a igualdade dos resultados. “Nossa meta agora é elevar a média”, destaca. Em 2011, as turmas do 2º ano alcançaram 177,1 pontos. Em 2010, foram 162,6.
Estamos vivendo uma revolução”, classifica. O desafio agora, segundo a secretária da Educação do Estado, Izolda Cela, é a igualdade dos resultados. “Nossa meta agora é elevar a média”, destaca. Em 2011, as turmas do 2º ano alcançaram 177,1 pontos. Em 2010, foram 162,6.
Fonte: Jornal de Hoje
sábado, 2 de junho de 2012
Empurrão para os e-books
Empresa de software faz parceria com livraria de bairro para vender livro digital
Dento do grupo da Associação Nacional de Livrarias que estuda facilitar a acesso de livreiros independentes ao livro digital, a Via Logos, empresa de software para o mercado editorial, contou que vai apresentar o case de sua primeira parceria com uma livraria de bairro durante a Convenção Nacional de Livrarias, em agosto. Ela assinou com a Casa Cultural Saber e Ler, de Campinas, que até lá estará vendendo e-books aos seus clientes pelo seu site, que se comunicará com o catálogo da Xeriph, distribuidora de livro digital. A informação é da coluna Babel.
Fonte: O Estado de São Paulo
sexta-feira, 1 de junho de 2012
'Estado' lançou acervo completo na internet
Um dos mais ricos arquivos jornalísticos do País, com 2,4 milhões de páginas publicadas desde 1875, ganha versão digital
O 'Estado' lança hoje na internet a coleção completa de 137 anos do jornal com 2,4 milhões de páginas. A cerimônia de lançamento, no auditório do Ibirapuera, com apresentação do cantor e ex-ministro Gilberto Gil, será transmitida ao vivo no portal estadão.com.br.
Entre os convidados estão os ministros da Cultura, Ana de Hollanda; da Educação, Aloizio Mercadante; dos Esportes, Aldo Rebelo; o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab, além de empresários, historiadores e vários artistas. A história do jornal será mostrada em uma apresentação multimídia, com destaque para os grandes acontecimentos que marcaram a cobertura jornalística desde os tempos do Império.
Ao longo da sua existência, o jornal acompanhou duas viradas de milênio, duas guerras mundiais e centenas de outros conflitos nacionais e internacionais, noticiou seis reformas constitucionais e nove trocas de moeda. No campo esportivo, o jornal registrou 19 copas mundiais de futebol.
No período republicano, enfrentou a ditadura do Estado Novo, a redemocratização e outra ditadura a partir de 1964. O portal do acervo na internet vai mostrar aos leitores mais de mil páginas censuradas pela ditadura militar, permitindo a comparação entre os textos originais e as páginas como foram publicadas, com versos de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.
Fonte: O Estado de São Paulo
Assinar:
Postagens (Atom)