quinta-feira, 4 de abril de 2013

Biblioteca Francisco Meirelles promove projeto “Leitura na Praça”

As atividades acontecem no dia 18. Terão inicio às 9 horas e serão encerradas às 17 horas


No próximo dia 18 de abril, a Biblioteca Francisco Meirelles, promove em Porto Velho o projeto Leitura na Praça. Segundo o diretor da unidade Francisco Meirelles, Adson Kleber, nesta data comemora-se a data de nascimento de Monteiro Lobato, e em todas as capitais brasileiras estarão acontecendo atividades comemorativas com o Dia Nacional da Literatura Infantil. “Assim, realizar o Projeto Leitura na Praça nesse dia oportuniza colocarmo-nos em consonância com esse acontecimento nacional ao mesmo tempo em que organizamos nosso evento, que já é uma ação tradicional de nosso município”, esclarece o diretor.
 

As atividades terão inicio às 9 horas e serão encerradas às 17 horas. O evento tem como objetivo incentivar o hábito da leitura, divulgar a biblioteca como local público de socialização do conhecimento, trabalhar a leitura de forma lúdica e interativa com as crianças, desenvolver a linguagem oral e a expressão corporal, despertar a imaginação e o gosto pela leitura.  A exposição do acervo de literatura infantil, a “contação” de histórias, sorteios de livros e gibis infantis, a distribuição de refrigerantes e pipoca são algumas das atividades que serão desenvolvidas durante o evento.
 

As escolas que quiserem ter participação garantida em todas as atividades deverão fazer contato telefônico pelo número 3901.3029 /3030, contudo, o convite para a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil e para o Projeto Leitura na Praça é estendido à todas as crianças de Porto Velho, indistintamente. 
 

Bibliotour
 

A administradora da Biblioteca, Lucileyde Feitosa, destacou a carência que ainda pode ser observada quanto as atividades que despertem o gosto pela leitura nos cidadãos de Porto Velho, e, principalmente, quanto aos projetos voltados especificamente para o público infantil. “A Biblioteca Francisco Meirelles desenvolve dois grandes projetos nesse sentido, um é o Leitura na Praça, que já é realizado há mais tempo; o outro é um projeto que ainda está amadurecendo, o Bibliotur: pelos vagões da história. Com esse segundo projeto, a Biblioteca, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), quer colocar a disposição de algumas escolas de bairros afastados da área central da cidade, um ônibus climatizado, onde um professor de história fará com as crianças uma visitação guiada aos pontos turísticos da cidade, nesses pontos serão feitas paradas para explicações e ensinamentos, seguindo-se assim até à Biblioteca, onde os alunos terão contato com o acervo e com atividades de estímulo à leitura”, explica a administradora.
 

Além do Leitura na Praça e do Bibliotur, que são atividades voltadas para o incremento à leitura, a Biblioteca Francisco Meirelles também está empenhada no projeto de reforma e manutenção do prédio, na busca por parceiros, no projeto de digitalização dos jornais de seu acervo, no projeto Poesia em Movimento, no Bibliomulher na Prevenção do Câncer, na implantação da sala de Videoteca e na implantação da sala de Obras Amazônicas. “Todas essas iniciativas fazem parte do trabalho que queremos desenvolver ao longo da gestão do atual prefeito, para tanto, precisamos contar com a ajuda dos órgãos municipais que possam nos ajudar, mas também precisamos contar com a ajuda do empresariado local. Numa cidade em que a leitura é valorizada, todos ganham, todos crescem, portanto, esses projetos precisam ser assumidos também pela população de nossa cidade”, destaca Adson. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário