Cenário das histórias que formaram a cidade, o centro de São Paulo tem um repertório infinito de assuntos. Desde março, um passeio gratuito conta um pouco da vida de escritores famosos que nasceram ou viveram aqui.
A iniciativa é do Instituto Mobilidade Verde e da Bicicloteca, projeto no qual bicicletas emprestam livros a moradores de rua. A caminhada é realizada no último sábado de cada mês às 9h e sai da Praça da Sé, na esquina com a rua Benjamim Constant. O ponto de encontro é o local onde funcionou a editora do escritor Monteiro Lobato de 1924 a 1925. Ali é só procurar pela bicicleta do projeto, devidamente identificada.
O passeio dura cerca de três horas e percorre nove locais. Entre eles, o Instituto Histórico Geográfico, que tem a maior biblioteca sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, o edifício que leva o nome e onde ficaria a casa do escritor romântico Álvares de Azevedo, autor de "Lira dos Vinte Anos", e a biblioteca Mario de Andrade. Entre uma parada e outra, o guia lê trechos de livros e conta um pouco da vida dos autores e sua relação com a cidade.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário