segunda-feira, 14 de maio de 2012

Caminhada gratuita mostra pontos literários de SP

Faculdade de direito, no largo São Francisco, reuniu grandes nomes da literatura nacional como Álvares de Azevedo, Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, José de Alencar e Castro Alves






Cenário das histórias que formaram a cidade, o centro de São Paulo tem um repertório infinito de assuntos. Desde março, um passeio gratuito conta um pouco da vida de escritores famosos que nasceram ou viveram aqui.



A iniciativa é do Instituto Mobilidade Verde e da Bicicloteca, projeto no qual bicicletas emprestam livros a moradores de rua. A caminhada é realizada no último sábado de cada mês às 9h e sai da Praça da Sé, na esquina com a rua Benjamim Constant. O ponto de encontro é o local onde funcionou a editora do escritor Monteiro Lobato de 1924 a 1925. Ali é só procurar pela bicicleta do projeto, devidamente identificada.
O passeio dura cerca de três horas e percorre nove locais. Entre eles, o Instituto Histórico Geográfico, que tem a maior biblioteca sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, o edifício que leva o nome e onde ficaria a casa do escritor romântico Álvares de Azevedo, autor de "Lira dos Vinte Anos", e a biblioteca Mario de Andrade. Entre uma parada e outra, o guia lê trechos de livros e conta um pouco da vida dos autores e sua relação com a cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário