“Desde que decidi abrir uma empresa de motoboy, tinha em mente que minha empresa teria que ser diferente, pensava em fazer algo que pudesse transformar a vida destes meninos que exercem uma profissão tão arriscada. Logo me veio a cabeça, implantar uma biblioteca dentro da Translig. Após muitas pesquisas detectei que a grande maioria dos motoboys não haviam passado da 7ª série, em conversa, era notável que muitos mal conseguiam se expressar direito, pois, não tinham conhecimento de palavras, faltava acesso a informação e a cultura.
Mediante toda experiência e aprendizado que obtive trabalhando no Ecofuturo, consegui implantar a Translivroteca (biblioteca interna da Translig) direcionada aos funcionários, clientes, fornecedores e parceiros. Comecei a divulgar este projeto para conseguir um acervo inicial.
O Instituto Ecofuturo foi colaborar com o nosso projeto, no dia 19/10/2006, a Translig recebeu do Instituto Ecofuturo, uma doação de 108 livros de literatura diversas.
Hoje contamos com uma biblioteca itinerante, que possui mais de 800 obras, que qualquer pessoa pode ter acesso aos livros e ampliar o seu conhecimento! A Translig desenvolveu outro projeto juntamente com a implantação da biblioteca, chamado “Pegadas da Leitura” que favorece a formação de leitores, ao espalhar livros por diferentes locais públicos da cidade de São Paulo, mais precisamente na região Oeste e Sul, locais onde grandes empresas mantêm seus escritórios centrais. Inspirado em uma iniciativa internacional conhecida como Bookcrossing, o projeto “Pegadas da Leitura” estimula a troca gratuita de livros, dos mais variados gêneros e estilos.
Foi com a distribuição de livros no entorno do bairro de Pinheiros, que ganhamos reconhecimento dos clientes e da mídia, onde concedemos entrevistas para o Canal Brasil (Quadro Paratodos) e TV Globo (SPTV 2º edição e Jornal Nacional).
Estou muito feliz com o resultado destes projetos, pois, ambos democratizaram a leitura, conseguimos enriquecer o vocabulário de nossos motoboys, além de ter despertado o hábito da leitura em muitas pessoas.
Agora o livro não terá um único dono, mas diversos leitores!!!
Assista a reportagem do SPTV
Fonte: Instituto Ecofuturo
Nenhum comentário:
Postar um comentário