sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cartas ajudam alunos a ler e escrever melhor

DFTV - 08/10/2010
Cerca de 1.200 crianças participam do projeto e escrevem cartas duas vezes por semana, na Vila Estrutural (DF). Professores afirmam que alunos estão mais concentrados e melhoraram as habilidades de escrita e leitura.

Os pensamentos ganham formas, e as letras se transformam em mensagens. “Eu posso mandar carta pra outros lugares, minha tia, meu avô”, comemora o estudante Israel Ferreira, também de 10 anos. Em dois mese,s o projeto movimentou todos os alunos da escola. São 1.200 crianças que escrevem duas cartas por semana. A brincadeira virou hábito e já deu resultados. “Eles têm melhorado a escrita, a leitura, a auto-estima. Eles estão muito mais auto confiantes de si para escrever e para falar”, avalia a coordenadora da escola, Camila Portela.

A chegada do carteiro agora é esperada com ansiedade. Numa época em que a tecnologia está no dia a dia das crianças, a carta resgatou a paixão pela leitura e o valor ao próximo. “A partir da hora que eles começam a conviver melhor, eu consigo dar uma aula mais tranquila. E a partir dessa disciplina deles, eles conseguem entender melhor o que eu estou explicando e passar isso para o papel”, explica a professora Liliana de Albuquerque.

Veja a reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário