Críticos culturais, artistas, 101 escritores vindos de nove países além do Brasil e leitores têm encontro marcado de 27 a 31 de agosto: a 15ª edição de uma das maiores movimentações culturais da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. O tema central dos debates “Leituras jovens do mundo” e a ampla programação que compreende a Jornada foram apresentados a autoridades, representantes da imprensa e convidados na manhã desta terça-feira (26), no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF).
O tema explora o potencial, as preferências e a diversidade de interesses e comportamentos necessários ao entendimento dos jovens e a imprescindível sintonia com esse público. Para as discussões estão convidados autores internacionais, como o diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade de Barcelona, Cesar Coll, e o romancista mexicano Alejandro Reyes. Entre os brasileiros, destacam-se José Castello, Walcyr Carrasco, Jairo Bouer, Laura Müller, André Vianco e Raphael Draccon.
Realizada há 32 anos em parceria entre a UPF e a Prefeitura de Passo Fundo, a Jornada chega em 2013 com novidades. A idealizadora e coordenadora da movimentação cultural, professora Tania Rösing, apresentou a programação dos cinco dias, que inclui eventos paralelos e já tradicionais, como a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, destinada a estudantes do ensino fundamental; o 12º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, que ocorre anualmente, alternando cidades da Europa e Passo Fundo em anos de Jornadas Literárias; o 4º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos: a criação literária em debate; o 3º Seminário Internacional de Contadores de Histórias; o 2º Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e a segunda edição da JorNight, destinada especialmente aos jovens. As principais alterações ficam por conta do espaço, que não será mais uma lona de circo, e dos eventos agregados à programação, o Encontro Internacional de Bibliotecários e Mediadores de Leitura e a Jornada UPF, que vai reunir universitários da instituição.
Fonte: Sul 21