quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Coleção doada por José Mindlin à USP é transferida ao prédio definitivo


A maior coleção brasiliana pertencente a uma universidade chegou ao seu destino. Na semana passada, foram transferidos ao seu prédio definitivo os cerca de 32 mil títulos --ou aproximadamente 60 mil volumes-- da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.


Agora, o ainda inacabado edifício de 21.950 m² (quase dois campos de futebol), projetado por Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb e que, desde 2006, consumiu cerca de R$ 130 milhões, contém o acervo doado pelo bibliófilo.

Os livros, manuscritos, mapas, periódicos e imagens que agora estão no campus Butantã da USP (Universidade de São Paulo), ficavamantes em uma residência da família no Brooklin, zona sul da capital.

Comumente associado a esta notável coleção, o termo "brasiliana" não lhe é exclusivo. Aplica-se aos conjuntos de livros, gravuras, pinturas ou cartões-postais sobre o Brasil, de autores brasileiros ou impressos no país.

Quando a biblioteca for inaugurada --e, segundo seu diretor, o historiador da USP Pedro Puntoni, a data ainda não foi fixada--, a universidade terá acesso mais direto aos itens coletados ao longo de décadas pelo casal.

Livros distribuídos por três andares do edifício da Biblioteca Mindlin, na USP

Texto completo

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário