quinta-feira, 26 de abril de 2012

Biblioteca comunitária incentiva leitura na Vila Histórica



FOTO: MARCOS SILVA
Os conteúdos dos livros também fazem com que haja uma melhor escrita e uma compreensão maior da língua portuguesa



ANGRA DOS REIS
A leitura traz vários benefícios para a vida das pessoas. Além de estimular o imaginário e gerar conhecimento, os conteúdos dos livros também fazem com que haja uma melhor escrita e uma compreensão maior da língua portuguesa.
Percebendo que o hábito de ler era pouco frequente aos moradores da Vila Histórica de Mambucaba, a professora de português Luci Sodré criou uma biblioteca comunitária no bairro, onde seu acervo de livros e outras doações são disponibilizados para os moradores do bairro.
Há dois anos a professora disponibiliza parte da sua residência para a comunidade, que pode ler os livros na biblioteca o levá-los para casa sem data de entrega, mas com a responsabilidade de cuidar bem deles e devolvê-los para que outra pessoa tenha a oportunidade de ler. Existe cerca de mil livros à disposição dos moradores, que podem escolher uma variedade de gêneros que vão desde os romances até a tecnologia da informática.
A professora Luci Sodré revelou que está muito feliz com o andamento do projeto. “Gosto muito do rumo que as coisas estão tomando. Está havendo uma boa procura pela biblioteca e a cada dia vejo as pessoas se encantado com a leitura. Isso é muito bom, pois isso faz com que haja uma comunicação melhor entre os moradores da comunidade, e uma vida com excelência e domínio da nossa linguagem”, relatou.
Para os interessados em conhecer a biblioteca comunitária, ela fica na Rua do Comércio, 548, na Vila Histórica de Mambucaba. A entidade também aceita livros para aumentar seu acervo, onde doações podem ser feitas no mesmo endereço.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

China: E-books são alternativas para burlar censura

A internet é responsável por um novo fenômeno na China: a publicação de livros de ficção exclusivamente on-line. O “e-publishing” é um grande negócio no país e tornou-se um meio muito popular entre novos escritores. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a maioria desses e-books são “puro entretenimento; escritos, lidos e deletados em alta velocidade”, mas a publicação virtual tem atraído cada vez mais escritores sérios, ao oferecer uma pitada de liberdade da censura regulamentada que amarra as editoras convencionais no país. Um dos autores de maior sucesso na internet na China é Murong Xuecun. Em 2002, ele disponibilizou on-line Leave me alone: A novel of Chengdu, que gerou repercussão suficiente para ser comprado por uma editora e, em seguida, ganhou prêmios e traduções para outras línguas.


Texto completo


Fonte: O Globo

domingo, 22 de abril de 2012

Semana do Livro Infantil e Juvenil é lançada em São Luís


Semana de atividades literárias acontecerá entre os dias 23 e 30 de abril.
Projeto pretende valorizar autores e ilustradores da literatura infantil e juvenil.




III Semanda do Livro Infantil e Juvenil (Foto: (Foto: Divulgação))Literatura Infantil e Juvenil é foco da Semana
(Foto: Divulgação)
A III Semana do Livro Infantil e Juvenil terá início nesta segunda-feira (23) e se estenderá até a próxima segunda-feira (30), com uma vasta programação que permitirá ao público, ler, ouvir e escrever histórias explorando as mais variadas linguagens artísticas. A abertura da Semana acontecerá nesta segunda (23), às 9h, na sede da Rede Leitora, no Coroadinho, em São Luís.

As atividades realizadas pelo projeto serão voltadas para crianças a partir de 7 anos de idade e o principal objetivo do evento será divulgar a literatura infantil e juvenil, valorizando o trabalho de autores e ilustradores.



Fonte: G1

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tocantins e Maranhão ganham 20 novas bibliotecas rurais; Confira


 
 
Incentivar a leitura no campo, por meio da implantação de bibliotecas, da formação de agentes de leitura e da distribuição de acervos adequados a cada necessidade e interesse de comunidades rurais. Este é o objetivo do Programa Arca das Letras, que entrega nesta sexta-feira (20), mais 20 bibliotecas rurais aos estados de Tocantins e do Maranhão. As comunidades registram seus pedidos de bibliotecas e o MDA articula as parcerias.

Além da entrega das arcas, na oportunidade, serão capacitados 40 agentes de leitura voluntários das comunidades, que vão aprender técnicas de incentivo a leitura.  Eles serão responsáveis pela administração das bibliotecas de sua comunidade e por incentivar a população a adquirir o hábito de ler.

De acordo com a coordenadora nacional do programa, Cleide Soares, com a implantação das novas bibliotecas rurais o Programa Arca das Letras vai beneficiar mais de duas mil famílias de assentamentos da reforma agrária e associações de crédito fundiário no Tocantins. No Maranhão serão 320 famílias de assentamentos. Em cada arca será entregue um acervo inicial de 230 livros, escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias, com o intuito de promover a leitura nessas comunidades rurais.


Fonte: O Girassol

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Unesp promove leitura dramática

Evento mensal torna público peças teatrais brasileiras




O dramaturgo Augusto Boal é tema do Leituras Dramáticas, hoje, na Unesp - Foto: Divulgação
“Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal é tema de hoje, do projeto Leitura Dramática, na Biblioteca da Unesp/campus 1 Marília. A apresentação acontece às 17h, no hall da biblioteca e é aberta ao público.
Dirigido pela profª Drª Ana Portich, do Departamento de Filosofia da Unesp Marília, o ciclo de leituras dramáticas consiste em leituras abertas de peças teatrais brasileiras, realizadas mensalmente. O objetivo é divulgar junto à comunidade acadêmica e público em geral, textos de teatro, que na segunda metade do século XX, buscaram pensar a política e a economia brasileiras em correlação com movimentos de esquerda de âmbito mundial.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Russos participam de Feira Internacional de Livros de Londres


No evento é dedicado um espaço especial à literatura russa

Grandes escritores da Rússia estão participando da Feira Internacional de Livros de Londres. Entre os escritores russos contemporâneos que participam do evento, estão Boris Akunin, Zakhar Prilepin, Olga Slavnikova e Aleksandr Kabakov. Os intelectuais russos concedem entrevistas e interagem com o público interessado em informações sobre os escritores russos da atualidade.

A Feira Internacional de Livros de Londres dedica espaço especial à literatura russa com o projeto Read Russia (Leia a Rússia). O objetivo deste projeto é a promoção da língua e da literatura russas, assim como o ingresso ativo de editoras russas no mercado mundial. Além disso, nos dias da feira, acontece o festival de literatura russa Slovo, termo que significa Palavra. Junto com o Festival, foi lançado na Inglaterra o filme Espião, baseado na obra do escritor Boris Akunin.

Fonte: Diário da Rússia

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Livros de ciência para crianças ainda carecem de divulgação


Não é de hoje que o mercado editorial brasileiro oferece títulos sobre ciência e tecnologia especialmente dedicados ao público infantil. Segundo dados da Agência Educa Brasil, a popularização dos chamados livros paradidáticos nas escolas iniciou-se no fim da década de 1990, com o estabelecimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) pelo Ministério da Educação (MEC), além da descentralização de recursos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a decisão independente de Estados como São Paulo em investir nesse tipo de publicação. O retorno editorial, porém, ainda é desanimador. "Todos que tiveram acesso aos livros gostaram e acharam interessantes. O problema é a dificuldade para divulgar", afirma Teresa Florenzano, mestre em ciências e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) e autora deA Nave Espacial Noé, releitura futurista da história bíblica.
A categoria abarca publicações cujos valores e conteúdo informativo são ensinados principalmente por meio de aspectos lúdicos, com a distribuição de informações científicas ao longo de uma narrativa ficcional, ou como as coloridas naves espaciais que chamaram a atenção de Matheus Roth, 7 anos. Morador de São Leopoldo (RS), o pequeno já é um leitor dos mais assíduos. Quando perguntado sobre qual o livro preferido de sua coleção, porém, a resposta não é fácil. "Eu não sei, porque tenho uns 50, 59 livros", responde.
Texto completo
Fonte: Portal Terra

domingo, 15 de abril de 2012

Orlando Duarte lança livro sobre os Pioneiros do futebol brasileiro


Com o subtítuto de ‘Deus criou a bola. E o homem descobriu o que fazer com ela’, o jornalista Orlando Duarte mostra no livro “PIONEIROS” a história do futebol através de uma viagem pelo tempo, registrando em um diário de bordo. Você sabia que o futebol começou na China? O livro traça a trajetória de como uma bola e a disputa entre duas pessoas começou o futebol, mostra a evolução das regras, a história de fundação dos principais clubes de futebol no Brasil e traz imagens históricas e fotografias.
Orlando Duarte registra, em 165 páginas, a história do futebol através do tempo; a chegada de Charles Miller e a introdução do futebol no Brasil; a fundação dos principais clubes em São Paulo e a criação da Liga Paulista de Futebol; detalhes do primeiro campeonato paulista em 1919; a formação dos tradicionais times do Rio e São Paulo; os clubes mais antigos do Brasil ainda em atividade; os primeiros confrontos entre S.Paulo e Rio; e a história de fundação dos principais times de cada estado brasileiro.


sábado, 14 de abril de 2012

Contagem regressiva para a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura em Brasília


A abertura oficial será às 10h, do sábado, 14 de abril.

Durante a cerimônia, haverá a entrega do Prêmio Brasília de Literatura, que teve 1.621 inscrições em seis categorias

Brasília, 13 de abril de 2012 – Noventa anos depois da Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, Brasília passará por uma verdadeira revolução cultural. A cidade sediará, de 14 a 23 de abril, a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, evento mais importante das comemorações dos 52 anos de Brasília.

“Nosso compromisso é transformar Brasília na capital do livro e da leitura. Fico muito feliz em comemorar o aniversário da nossa cidade com um evento como a 1ª Bienal do Livro e da Leitura. O livro, esse meio tão importante para a cultura e o conhecimento, é o atrativo para a ocupação democrática da Esplanada”, afirma o governador Agnelo Queiroz, principal estusiasta do evento.
Com o tema “O poder transformador do livro e da leitura”, a programação incluirá lançamento de livros, shows, mostra de filmes, seminários, exposições e teatro. O formato da bienal foi pensado para democratizar o acesso da população às atividades, todas gratuitas. Shows de Caetano Veloso, Nando Reis e da banda brasiliense Capital Inicial estão confirmados. Meio milhão de pessoas são aguardadas durante os 10 dias da feira.
Leia mais, aqui

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Biblioteca Nacional lança pontos de leitura para divulgar temática africana

Vladimir Platonow
Edição: Aécio Amado
 
Rio de Janeiro - Divulgar a cultura africana por meio de livros específicos sobre o assunto é um dos objetivos do projeto de Pontos de Leitura Temáticos: Ancestralidade Africana no Brasil, lançado na noite de hoje (12) pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
De início serão dez pontos de Leitura espalhados pelas cinco regiões do país, em capitais ou municípios do interior. Cada local terá 1,2 mil livros, sendo a metade referente às temáticas ligadas à matriz africana. Nos pontos haverá também o registro das histórias orais e a produção de material bibliográfico para propiciar a troca de informações entre as comunidades.

Continue lendo, aqui.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Marketing Digital e as redes sociais na Internet


Juliano Amaral

Nos dias de hoje, as empresas precisam buscar algum diferencial para continuar atuando diante de um mercado altamente competitivo e em constante mudança. Além de desenvolver um bom produto ou serviço, e disponibilizá-lo ao público-alvo, as empresas necessitam buscar gerenciar essa comunicação na manutenção do relacionamento com seus clientes. Neste estudo será abordado o marketing digital, marketing de relacionamento com relação as redes de comunicação ou redes sociais. Este estudo teve a intenção de evidenciar o marketing digital como principal elemento de alcance ao consumidor no conforto de seu lar e oferecer produtos e serviços que consigam atender seus anseios e suas aspirações. Não houve intenção em esgotar o tema que é bastante polêmico e fruto de diversos assuntos acadêmicos e profissionais

terça-feira, 10 de abril de 2012

Crianças recebem projeto que incentiva a leitura em Botucatu, SP


"Viajando com Monteiro Lobato" vai apresentar peças e músicas.
Crianças de 6 a 12 anos devem ser as beneficiadas.

A Prefeitura de Botucatu (SP) em parceria com o Instituto América Latina Logística (ALL), realiza a partir desta quarta-feira (11) até sábado (14) o projeto “Viajando com Monteiro Lobato”, que tem como objetivo despertar o gosto da leitura nas crianças e adolescentes de maneira diferente.

Serão beneficiadas crianças de 6 a 12 anos, matriculadas na rede pública de ensino. O projeto conta com um caminhão reformado e transformado em palco para o desenvolvimento das atividades como a leitura de histórias e apresentações de teatro.

As histórias serão selecionadas pelos próprios educadores responsáveis e contadas por meio de dramatização e musicalização, variando de acordo com a faixa etária e o perfil dos ouvintes. Espera-se despertar a curiosidade na leitura de outros livros dos autores selecionados.


Texto completo


Fonte: G1

segunda-feira, 9 de abril de 2012

VIII Semana “A Pós-Graduação da EESC na Biblioteca”


Programação
24/04/2012 – terça-feira
10h00 às
12h00
Ética em Pesquisa
Profa. Dra. Mônica Hermam Salem Caggiano , Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Faculdade Direito/USP
14h00 às
16h00
Creative Commons e Comunicação Científica
Pedro Nicoletti Mizukami, Creative Commons no Brasil, Fundação Getúlio Vargas
18h30 às
20h30
MINI CURSO: Elaboração de Artigo Científico
Elenise Maria de Araújo—Bibliotecária da EESC
25/04/2012 – quarta-feira
09h00 às
11h00
Wikipédia na Academia: cópia, plágio e oportunidades colaborativas
Everton Zanella Alvarenga/Rodrigo Pissardini, Wikimedia Brasil
16h00 às
18h00
A importância do profissional eticista no mundo contemporâneo 
Prof. Carlos Goldenberg, SEL/EESC
18h30 às
20h30
MINI CURSO: Referências e Citações
Elena Luzia Palloni Gonçalves—Bibliotecária da EESC
26/04/2012 – quinta-feira
09h00 às
11h00
Ética e Plágio em Pesquisas Científicas
Prof. Sigmar de Mello Rode, Presidente da ABEC Associação Brasileira de Editores Científicos, UNESP-São José dos Campos
14h00 às
16h00
Índice H e fator de Impacto
Marcos Criado/DOTLIB
16h00 às
18h00
Treinamento EndNote Web
Eliana Maria Garcia (ESALQ/USP)
Inscrições e maiores informações no site do evento.

Fonte: EESC - USP

domingo, 8 de abril de 2012

Mania de leitura: projeto distribui livros a crianças carentes


Simone Queirós
Até algum tempo atrás, Natália de Arruda Silva Oier, uma menina de 11 anos proveniente de uma família carente do bairro de Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, não se interessava muito pela leitura. Assim como grande parte das crianças de sua idade, ela preferia brincar e assistir televisão a folhear um livro.

Isso, no entanto, começou a mudar depois que uma pequena semente foi plantada há cerca de um ano na comunidade onde vive. Tanto que hoje ela considera a leitura uma de suas atividades prediletas e incluiu no seu roteiro de passeios uma passada obrigatória em uma biblioteca pública, onde esteve, recentemente, para ler o livro Frank e Eu”.

O nome dessa semente é Mania de Leitura, um projeto elaborado pela Secretaria de Cultura do Município, em parceria com a pasta de Educação, e que desde novembro de 2010 já distribuiu mais de 5 mil livros a crianças da Cidade, com a ajuda de patrocinadores.

Créditos: Rogério Soares
A contadora de histórias Márcia Guedes é a idealizadora do projeto que vem encantando os baixinhos

Fonte: A Tribuna

sábado, 7 de abril de 2012

A leitura no Brasil e em outros países

O Instituto Pró-Livro, que na semana passada divulgou os principais resultados da terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, disponibilizou no seu endereço eletrônico a apresentação do estudo conduzido em 2011. A entidade também apresentou outro documento que compara alguns resultados apurados no Brasil com números pesquisados em alguns outros países, em diferentes anos. Em relação ao número de livros lidos ao ano, por exemplo, a Espanha aparece em primeiro lugar (10,3), seguida de Portugal (8,5), Chile (5,4), Argentina (4,6), Brasil (4,0), México (2,9) e Colômbia (2,2). Na Espanha, 58% da população lê no tempo livre, número que se compara a 66%, no caso da Argentina, a 28%, no Brasil, e a 5%, no Chile. 

O estudo completo você pode acessar aqui.


Fonte: PublishNews



quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bíblia é o livro mais lido e Monteiro Lobato o escritor mais admirado

Amanda Cieglinski
Brasília – A Bíblia continua sendo o livro mais lido pelos brasileiros – ganha dos livros didáticos e dos romances. Foi o que apontou pesquisa divulgada nesta semana pelo Instituto Pró-Livro sobre os hábitos de leitura da população. Ao questionar os cerca de 5 mil participantes sobre os gêneros que costumam ler, a Bíblia foi citada por 42% e manteve-se no primeiro lugar da lista, mesma posição ocupada na edição anterior da pesquisa, em 2007. Os livros didáticos foram citados por 32%, os romances por 31%, os livros religiosos por 30% e os contos por 23%. Cada entrevistado selecionou em média três gêneros.
Os títulos religiosos ganharam espaço na estante dos brasileiros. Na lista dos 25 livros mais marcantes indicados pelos entrevistados, o livro Ágape, do padre Marcelo Rossi, aparece em segundo lugar na lista. Perde apenas para a própria Bíblia e para A Cabana, do canadense William Young.
Luiz Alves de Moraes, vendedor de uma livraria em Brasília, disse que os mais vendidos são os títulos de filosofia, teologia e religião. “Pessoalmente, eu consumo mais livros de filosofia. O hábito de ler garante um amadurecimento da leitura. Comecei a ler aos 13 anos, por interesse pessoal, sem incentivo de ninguém”, conta. O colega dele, Edmar Rezende, concorda que a venda de religiosos cresceu. “Tem saído muito, principalmente o do padre Marcelo”.


terça-feira, 3 de abril de 2012

Penitenciárias do Paraná vão receber minibibliotecas para o projeto Remissão pela Leitura

Lúcia Nórcio
Curitiba – O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, entrega hoje (3) à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, 12  caixas-estante ou minibibliotecas destinadas ao projeto Remissão pela Leitura, que será implantado nas unidades do Sistema Penitenciário do Paraná, em maio. As 24 unidades penais vinculadas à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos vão participar, beneficiando todos os apenados interessados.
Para cada livro e relatório de leitura ou resenha elaborada, avaliada e aprovada por uma  comissão, presos têm direito a  três dias de remissão de pena. O projeto Remissão pela Leitura está previsto na Lei de Execuções Penais, de 2011.

domingo, 1 de abril de 2012

Brasil assiste à queda de seus índices de leitura

Números são menores do que o da edição anterior da pesquisa do Instituto Pró-Livro, realizada em 2007.


A célebre máxima do escritor Monteiro Lobato (1882 - 1948), de que "um país se faz com homens e livros", costuma ser repetida à exaustão, de maneira entusiasmada pelos entusiastas da leitura. É a mesma frase que nos incomoda, como uma pedra pontiaguda no sapato. Se estamos bem de homens e mulheres, como nossos 192,3 milhões de habitantes, não podemos dizer o mesmo dos livros. Nem que os dois únicos ingredientes da fórmula de Lobato se relacionam bem.

Na quarta feira, o Instituto Pró-Livro (IPL) divulgou os dados da terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, feita com o apoio de suas entidades fundadoras - Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional de Editores de Livro (SNEL) e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros). E o resultado mostra que, a despeito de nosso gigantismo, ainda falta muito para nos tornarmos um "país", na acepção lobatiana - (a mesma pesquisa, aliás, colocou o mesmo Monteiro Lobato no topo da lista dos autores favoritos dos leitores brasileiros).



                                Projeto Agentes da Leitura, desenvolvido pela Secult, teve seu 
                           modelo exportado para todo o País, por meio de uma iniciativa do MinC
                                                                FOTO: MARÍLIA CAMELO


Continue lendo, aqui


Fonte: Portal Diário do Nordeste.