quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ferréz: "A Educação me transformou em um fazedor de leitores"

Um dos principais nomes da literatura marginal fala sobre superação e cultura


Texto Manoela Meyer

A educação me trouxe a literatura e a cultura, que revolucionaram minha vida. Fizeram de mim, um balconista de padaria, alguém que pudesse ter o prazer de ler e escrever. Me transformaram em um fazedor de leitores.
Eu era um cara sem muito acesso à leitura. Estudei no Capão [Redondo] até a 3ª série do Ensino Fundamental, e na escola eu não aprendi a ter amor pela literatura. Aprendi foi na rua e nos livros que li por conta. Grande parte eu encontrava em sebos.
Em casa, minha mãe pintava em panos de prato algumas frases de escritores famosos. Meu pai lia literatura de cordel. Isso já era uma grande ajuda.
Minha vida foi transformada por essa busca de conhecimento. É ela que me faz continuar no meu trabalho, com muito orgulho.

Ferréz é romancista, roteirista e poeta. Morador do Capão Redondo - comunidade carente da zona sul de São Paulo - é associado à chamada "literatura marginal". Fundador do 1DaSul, grupo que promove eventos e ações culturais ligados ao movimento hip-hop. O depoimento acima foi recolhido durante o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel (SP), que ocorreu entre os dias 25 e 27 de Outubro e contou com realização da Fundação Tide Setubal.

Fonte: Educar para crescer

Um comentário:

  1. 👏👏👏👏 vou começar lhe parabenizando,eu ñ te conheço mas amei a frase que está no moral da escola no Capão redondo. Eu tbm ñ gostava muito de ler🤭 há ñ receitas doces ou salgados, e através de uma professora de português e literatura eu comecei ler, ja li alguns como: Dom casmurro mcd de assis,O cortiço, Aluísio de Azevedo, e muitos outros.que Deus o abençoe grandemente sua vida.🙌🌹🙏

    ResponderExcluir