sexta-feira, 30 de março de 2012

Histórias em quadrinhos facilitam o aprendizado em aula

As histórias em quadrinhos são lidas por 30% dos leitores do País, segundo a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011 e divulgada nesta quarta-feira, dia 28, pelo Instituto Pró-Livro (IPL). O dado representa um aumento em relação a 2007, quando eram 22%. As HQs ficam à frente até mesmo de textos escolares, de internet e de livros digitais, abaixo apenas de revistas, livros, jornais e livros didáticos em número de leitores.
O estudo tem como base uma amostra da população brasileira com 5 anos ou mais (173 milhões), dos quais 50% (88,2 milhões) são leitores (leram um ou mais livros nos três meses antecedentes à pesquisa). Os números refletem a penetração desse tipo de história em públicos de diversas faixas etárias e sustentam os argumentos de quem defende sua utilização em outros ambientes, como a escola.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Brasileiro lê 4 livros por ano

 



O brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora. É o que aponta a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Pró-Livro. O estudo realizado entre junho e julho de 2011 entrevistou mais de 5 mil pessoas em 315 municípios. Em 2008, o instituto divulgou pesquisa semelhante que apontava a leitura média de 4,7 livros por ano. Entretanto, a entidade não considera que houve uma queda no índice de leitura dos brasileiros, já que a metodologia da pesquisa sofreu pequenas alterações para torná-la mais precisa.

De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 50% de leitores ou 88,2 milhões de pessoas. Se encaixam nessa categoria aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes. Entre as mulheres, 53% são leitoras, índice maior do que o verificado entre os entrevistados do sexo masculino (43%). Ao perguntar para os entrevistados quantos livros foram lidos nos últimos três meses, período considerado pelo estudo como de mais fácil para lembrança, a média de exemplares foi 1,85. Desse total, 1,05 exemplar foi escolhido por iniciativa própria e 0,81 indicados pela escola.




terça-feira, 27 de março de 2012

Lei de cartas oficiais em braile entra em vigor em Belo Horizonte

Entrou em vigor no sábado (24) a lei 10.439 aprovada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, de autoria do vereador Alberto Rodrigues (PV), que determina que os deficientes visuais recebam cartas oficiais em braile. Para isso, basta que a pessoa interessada procure a Prefeitura de Belo Horizonte, onde será feito o seu cadastramento, sem nenhum custo.
De acordo com o vereador Alberto Rodrigues, é dever da administração pública facilitar o acesso e a integração das pessoas com deficiência em todos os setores da sociedade. O vereador disse ainda que a proposta surgiu de uma necessidade, pois recebia reclamações recorrentes de pessoas com deficiência visual que tinham dificuldade frente a uma conta de IPTU, por exemplo.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Sagas literárias conquistam milhões de leitores e criam novos heróis para essa geração

O fim das sagas "Harry Potter" e "Crepúsculo" deixou milhões de leitores à procura de novos ídolos.

Somadas, as obras das escritoras J.K Rowling e Stephenie Meyer venderam mais de 1,2 bilhão de livros.

Mas essa lacuna tem sido preenchida por novas obras, autores e heróis.
O mais "hypado" desses fenômenos literários recentes é "Jogos Vorazes", trilogia da americana Suzanne Collins cujo primeiro volume rendeu um filme homônimo, em cartaz nos cinemas desde sexta (23/03).

Para ter ideia do gigantismo da obra de Collins, basta dizer que a saga, iniciada em 2008, está há 163 semanas na lista dos mais vendidos nos EUA. Até agora, foram 30 milhões de exemplares no mundo, dos quais 80 mil no Brasil, onde saiu em 2010.

Mas o que faz de um livro um fenômeno a ponto de marcar milhões de adolescentes no mundo inteiro?


domingo, 25 de março de 2012

Verde e cultura na Luz

Arquiteto expõe detalhes do complexo cuja construção deve começar em 2013


CAMILA MOLINA 
O projeto do Complexo Cultural Luz, que, pelo cronograma, começará a ser construído no início de 2013 no terreno em frente da Sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes, foi apresentado ontem na Secretaria de Estado da Cultura, em evento que contou com a participação do governador Geraldo Alckmin. O empreendimento do governo estadual abrigará três teatros e as novas sedes da São Paulo Companhia de Dança e da Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim, além de biblioteca como áreas públicas e verdes. A obra está orçada em torno de R$ 500 milhões e prevista para ficar pronta em quatro anos.
"Em junho teremos a audiência pública, já antecipadamente, vamos licitar a gerenciadora para fazer todo o acompanhamento de edital e esperamos abrir a licitação no fim do ano. O projeto executivo ainda vai ser detalhado para se iniciar as obras no começo do ano que vem", afirmou Geraldo Alckmin. "A revisão do projeto foi importante, porque ele tinha 100 mil m² de área construída e reduziu-se para 70 mil m². Ganhamos três hectares de área verde e também uma redução de custos importante", disse ainda o governador.

sábado, 24 de março de 2012

Informalidades

A produção intelectual da biblioteconomia brasileira é perfeitamente coberta pelos periódicos científicos da área, embora esses artigos de modo geral revelem somente os anseios de pesquisadores enveredados pelos campos da ciência da informação ou docentes dos cursos de biblioteconomia que se aprofundam em tópicos específicos da práxis bibliotecária.
Existem modelos independentes que fogem um pouco das formalidades acadêmicas, que são ótimos em conteúdo, mas sem força para sair do campus e penetrar nas redes sociais que os bibliotecários habitam, físicas ou virtuais. OFAJ talvez, sendo o melhor exemplo.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Circuito Nacional de Feiras terá 200 eventos em 2012

Criado há menos de um ano pela Fundação Biblioteca Nacional e Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Circuito Nacional de Feiras de Livro terá, em 2012, cerca de 200 eventos, mais que o dobro dos 75 iniciais, da época de seu lançamento, em maio de 2011. O calendário, que será lançado em abril, durante as comemorações do Mês do Livro, inclui feiras e festivais de literatura com venda de livros, de pequeno, médio e grande porte, em capitais e outros municípios de todas as regiões do País.

O Circuito Nacional de Feiras de Livros é um calendário das feiras de livros realizadas anualmente no País. São eventos para promover os livros, a literatura e a leitura organizados por governos estaduais, prefeituras, entidades de editores e livreiros, ONGs, empresas, escolas e outros parceiros.

Texto completo

Fonte: ABDL

domingo, 18 de março de 2012

Biblioteca Municipal de Bauru, SP, faz exposição de aniversário


A Biblioteca Municipal de Bauru, no interior de São Paulo, completa neste ano 40 anos de existência e para comemorar a data está realizando exposição fotográfica sobre sua história.

Estão em exposição, até o final deste mês de março, 30 fotografias que mostram as diferentes fases da Biblioteca, passando pelas três sedes, na Câmara Municipal, na Rua Primeiro de Agosto com Rua Hermínio Pinto e no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva. 

Exposição Fotográfica comemora os 40 anos da
Biblioteca. (Foto: Divulgação/ Priscila Medeiros )

Leia mais, aqui.

Fonte: G1

sábado, 17 de março de 2012

Enciclopédia Britânica: o impresso diz adeus

Depois de 244 anos, Enciclopédia Britânica deixará de publicar seus 32 volumes em papel
 
Era uma morte anunciada, mas não deixa de provocar algum espanto. Depois de 244 anos de publicação ininterrupta em papel, a Enciclopédia Britânica informou que não mais terá uma versão impressa dos seus 32 volumes. Quando a última tiragem física da publicação acabar (ela ainda está à venda), restarão apenas as suas versões digitais.
 
“O fim dos volumes impressos é algo que prevíamos há algum tempo”, afirmou Jorge Cauz, presidente da Enciclopédia Britânica, em comunicado divulgado pela empresa. “É o passo mais recente de nossa evolução, da editora de publicações impressas que éramos para a criadora de produtos educacionais digitais que somos hoje.”

Continue lendo, aqui.

Fonte: PublishNews - Roberta Campassi 

quinta-feira, 15 de março de 2012

Empresa portuguesa apresenta na feira do Livro Infantil de Bolonha nova ferramenta para livros digitais

"É uma ferramenta que é uma espécie de fazedor de livros, que permitirá  a um ilustrador fazer um livro digital, mesmo que não saiba de programação,  de códigos", disse à Agência Lusa o diretor-geral da AppGeneration, Eduardo  Carqueja. 

Aquela feira de negócios começa na segunda-feira, mas será antecedida  por uma conferência internacional, no domingo, dedicada em exclusivo às  novas tecnologias e ao mercado editorial, a novas plataformas e ao livro  digital. 

Texto completo

Fonte: Sic Notícias

domingo, 11 de março de 2012

Bibliotecário e o Marketing de Biblioteca

O Bibliotecário atua no mercado de trabalho em centros de documentação, dentro das bibliotecas, empresas públicas e privadas e desempenha também a função de Gestor bibliotecário. O Profissional Bibliotecário possui habilidades técnicas, humanas e conceituais. 

Segundo Chiavenato (2002), a habilidade técnica "é a habilidade de fazer coisas concretas e práticas e está muito relacionado com o hardware disponível".

Habilidade humana, Chiavenato (2002), "consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atividades e motivações e desenvolver uma liderança eficaz".
A habilidade conceitual "consiste na capacidade para lidar com idéias e conceitos abstratos" Chiavenato (2002).

Sua leitura interrompida...pelo tablet em que você lê

Julie Bosman e Matt Richtel

Leitores atestam que a experiência de leitura no tablet é mais difícil devido à quantidade de distrações que o dispositivo oferece
Você se concentra em Flaubert quando o Facebook está a um toque de distância, ou devota-se verdadeiramente ao Sr. Darcy quando o Twitter pisca? Pessoas que leem e-books em tablets como o iPad estão se dando conta de que, enquanto a leitura de um livro impresso ou num Kindle preto e branco é direta e envolvente, um tablet oferece um menu de distrações que podem fragmentar a experiência de leitura, ou interrompê-la. “É como tentar cozinhar com crianças pequenas em volta”, disse David Myers, 53, administrador de sistemas de Atlanta, que comprou um Kindle Fire em dezembro. “Uma criança pode fazer uma besteira e você tem que parar de cozinhar pra resolver o problema e então voltar a cozinhar.” Será que os leitores vão gradualmente deixar os livros, permitindo que filmes e a internet ocupem todo o seu tempo de lazer?

quinta-feira, 8 de março de 2012

Leituras dramáticas de Histórias em Quadrinhos na Caixa Cultural

O projeto literário vai encenar graphic novels de diversos autores nacionais




(foto: Divulgação)


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na próxima quarta-feira (14), o novo projeto literário “Cena HQ”, com direção de Paulo Biscaia Filho. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, serão realizadas, mensalmente, leituras dramáticas de graphic novels dos mais instigantes autores nacionais. A curadoria dos autores é de José Aguiar e a curadoria dos encenadores é do próprio diretor. O encontro entre quadrinhos e cena deflagra discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil, com debate entre o encenador e o autor da obra de cada leitura.

A primeira graphic novel a ser adaptada será “Vigor Mortis Comics”, que terá adaptação para a leitura dirigida por Dimis Sores, da Cia Bife Seco (indicado como melhor diretor por sua peça de estreia, “Vivienne”, na última edição Troféu Gralha Azul). A obra foi lançada no ano passado, pela Zarabanata Books, e figurou nas listas dos melhores lançamentos nacionais em quadrinhos, em 2011.


Tento completo


Fonte: Bem Paraná

Obras para 2014 chegarão ao aluno com material multimídia

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para 2014

Está aberto até 1º de maio o período de pré-inscrição de obras didáticas para os anos finais do ensino fundamental referentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para 2014. A entrega dos exemplares para avaliação está prevista para o período de 7 a 11 do mesmo mês. As editoras, pela primeira, vez poderão apresentar objetos educacionais digitais complementares aos livros impressos. Esse novo material multimídia, que inclui jogos educativos, simuladores e infográficos animados, será enviado aos alunos com o material impresso.

Os novos livros didáticos trarão também endereços on-line para que os estudantes tenham acesso a material multimídia que complemente o assunto estudado. “O DVD é um recurso adicional para as escolas que ainda não têm internet, além de tornar as aulas mais modernas e interessantes”, diz a coordenadora-geral do programa do livro didático do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sonia Schwartz.
Como estabelece o Edital nº 6/2011, do FNDE, os livros inscritos pelas editoras passarão por uma seleção. As obras aprovadas integrarão o Guia do Livro Didático 2014, que conterá resumo de cada uma para permitir a professores e diretores a indicação daquelas mais adequadas ao processo pedagógico. Pelas previsões do FNDE, serão adquiridos 93 milhões de exemplares.

O cadastramento das obras pelos detentores de direitos autorais deve ser feito na página do FNDE na internet.

Fonte: Portal do MEC

terça-feira, 6 de março de 2012

Despesas com livros técnicos poderão ser abatidas do IR

As despesas com a aquisição de livros técnicos poderão vir a ser deduzidas nas declarações de Imposto de Renda das Pessoas Físicas. A isenção está prevista no projeto de lei do Senado (PLS 549/11), de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP), que obteve nesta terça-feira (6) parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O projeto ainda será examinado, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
De acordo com a proposta, será permitida a dedução de despesas com a aquisição de livros técnicos “diretamente afeitos à profissão do contribuinte”, além daqueles que sejam “diretamente afeitos à sua instrução e à dos seus dependentes”.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Feira de Frankfurt oferece vagas em programa internacional

Profissionais com anos de experiência no mercado editorial são convidados a participar

Publishers, editores, agentes literários e gestores de direitos autorais podem se inscrever a partir de amanhã, 1° de março, e até o dia 30 de abril para participar do Fellowship Programme da Feira do Livro de Frankfurt. O programa de duas semanas tem por objetivo promover uma forte troca de informações e contatos profissionais entre seus 16 participantes e o mercado editorial alemão. Com início no dia 30 de setembro, as atividades incluem uma visita coletiva à feira de Frankfurt, visitas a editoras na cidade e também em Berlim, apresentações individuais dos participantes sobre o cenário da edição de livros em seus países e até uma festa tradicional para a qual são convidados todos os que já passaram pelo programa em seus 14 anos de existência – mais de 220 pessoas de 44 países. Os candidatos, segundo a organização, devem demonstrar vários anos de trabalho na indústria editorial e falar bem inglês. Saber o básico de alemão também ajuda. Para ter mais informações, acesse a página do Fellowship Programme.

domingo, 4 de março de 2012

Feira expõe livros com preços mais baratos neste domingo em Salvador

Livros podem ser comprados com preços mais baratos neste domingo.
Projeto ocorre uma vez por mês, no Campo Grande, a partir das 9h.


O largo do Campo Grande, em Salvador, recebe desde as 9h deste domingo (4) a primeira Feira de Livros de 2012. No local, a população pode encontrar livros com preços mais baratos e conversar com alguns dos escritores, entre eles, Nádia São Paulo e Lande Munzanzu Onawale. O projeto acontece uma vez por mês é promovido pela Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), da Fundação Pedro Calmon, órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).
Dique do Tororó
Das 8h às 12h, o projeto 'Domingo na Praça', com sua 'Biblioteca Móvel', estará no Dique do Tororó, também na capital baiana, para entreter crianças, jovens e adultos. A unidade conta com mais de dois mil títulos de livros e revistas da literatura nacional e estrangeira para atrair o público à leitura. No local, se apresenta o 'Palhaço Espiga', com suas mágicas e brincadeiras. Atividades de contação de histórias, jogos recreativos e educativos também são promovidas. A iniciativa é da Fundação Pedro Calmon.
Fonte: G1

sexta-feira, 2 de março de 2012

Anel é criada para combater ‘Lei das biografias’

Associação de editores nasce para questionar artigo 20 do Código Civil no Supremo Tribunal Federal
Na nova edição do jornal do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), a entidade informa que criou a Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) para ingressar com uma ação direta de inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal contra o artigo 20 do Código Civil brasileiro, também chamado de “Lei das biografias”. Segundo a entidade, um sindicato não pode tomar esse tipo de medida jurídica, mas uma associação, sim. O artigo 20 estabelece, entre outras coisas, que publicações sobre uma pessoa podem ser proibidas se não estiverem autorizadas pela mesma ou por seus herdeiros. Para o Snel, ele permite uma espécie de censura privada sobre a história de pessoas públicas que fazem parte da história do país, e é inconstitucional, na medida em que a Constituição de 1988 garante a liberdade de imprensa e de expressão, bem como o direito à informação. Segundo a presidente do Snel, Sônia Machado Jardim, a decisão de criar a Anel para agir no STF é uma alternativa à espera – que pode ser longa – da tramitação no Congresso do Projeto de Lei 393/2011, que altera o artigo 20.


quinta-feira, 1 de março de 2012

Descarte de livros didáticos em Rincão, SP, é incógnita para polícia

Trabalhadores de uma usina encontraram material didático na zona rural.
Polícia vai ouvir representantes de transportadora na próxima semana.


Fabio Rodrigues
A polícia vai ouvir na próxima terça-feira (6) representantes da transportadora paulista DGT Logística para saber se os 7,2 mil livros encontrados por trabalhadores rurais de Rincão, no interior de São Paulo, na noite da última terça-feira (28), pertence ao lote da empresa.
A transportadora com sede em Guarulhos, na Grande São Paulo, presta serviços para a Posigraf. A gráfica que atua em Curitiba (PR) é a responsável pela edição do material que foi encontrado abandonado em uma mata na zona rural a sete quilômetros de Rincão.
Fonte: G1