quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bienal do Livro do Rio vai homenagear o Brasil

A 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro vai homenagear o Brasil. Em função do momento econômico e cultural do país, a gerente de Negócios da empresa organizadora da bienal, Tatiana Zaccaro, disse à Agência Brasil que “não tinha por que homenagear outro país que não fosse o Brasil”. O encontro ocorrerá no Riocentro, no período de 1º a 11 de setembro.

Cerca de 950 expositores participarão da bienal, que deverá receber entre 120 e 150 autores nacionais e estrangeiros. O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) é um dos idealizadores da bienal.

Esta semana, a bienal bateu um recorde. As inscrições para o programa Visitação Escolar, abertas na última segunda-feira (4), esgotaram-se em apenas três horas. “Foi um recorde na história do evento”, disse Tatiana Zaccaro. “Normalmente, as inscrições se esgotam em uma semana”, completou. 

Foram oferecidas 170 mil vagas para estudantes das redes pública e privada de ensino do estado.


Leia mais

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ilustrações infantis ganham mostra em SP

As cores e os desenhos de livros como “Flicts”, do cartunista Ziraldo, marcaram uma geração de leitores mirins, que carregaram a paixão pela leitura ao longo da vida. A recuperação dessa memória afetiva parece ser a tônica da exposição gratuita “Linhas de Histórias – Um Panorama do Livro Ilustrado no Brasil”, que ficará em cartaz em São Paulo de 12 de julho a 29 de agosto.
Com curadoria de Fernando Vilela, Katia Canton e Odilon Moraes, a mostra visa levar as crianças a imergirem no universo da literatura infantil ilustrada e, ao mesmo tempo, oferecer a jovens e adultos a oportunidade de refletir a respeito da evolução dessa arte ao longo dos anos no Brasil, além de discutir as tendências atuais do setor. Ao todo, quarenta artistas foram convidados para apresentar ilustrações de 58 livros publicados entre 1969 e 2010.
Informações
De terça a sexta-feira, das 9h às 22h; aos sábados, das 9h às 21h; e aos domingos, das 9h às 20h.
Sesc Belenzinho – Rua Padre Adelino, 1000. Belenzinho. São Paulo/SP.
T: (11) 20769700.
Aberta de 12 de julho a 29 de agosto. Grátis.
Leia mais sobre a exposição aqui

terça-feira, 12 de julho de 2011

Escolas tentam se ajustar a lei que determina bibliotecas básicas

Há mais de um ano uma lei determina que toda instituição de ensino tenha pelo menos uma biblioteca básica, para pesquisa e atividades extraclasse. O MEC estabelece as dimensões dos ambientes para que o estudante tenha uma leitura de qualidade. Até agora nem todas conseguiram se adaptar, mas muitas foram reestruturadas e mostram resultados positivos.

Veja a reportagem.


Bom Dia MT - 05/07/2011 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Para que serve a Flip?

Curador e editor defendem importância da Festa Literária de Paraty para o mercado editorial

Responsável por inserir o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura, a Flip - Festa Literária Internacional de Paraty atraiu nesta edição um público de cerca de 25 mil pessoas, movimentando a economia da cidade. Mas qual é a real importância do evento para o mercado brasileiro?
De acordo com Manuel da Costa Pinto, curador desta edição, a festa beneficia o mercado editorial ao jogar luz sobre a literatura no Brasil. "O evento tem um impacto de mídia que faz com que o autor ganhe uma visibilidade muito grande, elevando a literatura a um nível de exposição semelhante ao da música e do teatro", explica.
O curador da Flip 2011, Manuel da Costa Pinto, durante a coletiva de encerramento do evento


sexta-feira, 8 de julho de 2011

João Ubaldo Ribeiro: "Não me considero um homem de letras"


Avesso a participações em feiras literárias, escritor baiano está pela primeira vez na Flip


João Ubaldo Ribeiro é um dos cronistas contemporâneos mais lidos da atualidade. Mas não só isso. As frases, quase sempre, parecem divagar um pensamento novo. Suas boas tiradas, ditas no sempre grave tom de voz, até podem parecer um tanto indelicadas. Mas é com sorriso que pontua todas elas, o que ajuda a quebrar a aparente solidez de suas frases.


João Ubaldo Ribeiro, na Flip 2011

Leia mais aqui

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Na Flip, antropóloga defende relação da literatura com as cidades

Michèle Petit, Dominique Gauzin-Müller e Marie Ange Bordas discutem de que modo cultura e leitura interagem com comunidades locais

"Para que o espaço seja habitável e para que possamos nele nos inscrever, temos que contar histórias", afirmou na primeira mesa da quinta-feira (7 de julho) a antropóloga francesa Michèle Petit, pesquisadora do acesso aos livros e à leitura em espaços de crise.
Se é assim, a Flip pode efetivamente trazer algo interessante para a cidade: na plateia da mesa Zé Kleber, muitos estudantes e professores ouviam atentos ao debate que reuniu Petit, a arquiteta Dominique Gauzin-Müller, também francesa, e a artista plástica brasileira Marie Ange Bordas.
A relação entre a leitura - "uma atenção delicada aos seres e às coisas", nas palavras de Petit -, a cultura e os espaços de convivência foi o cerne do debate mediado pelo poeta e artista plástico Alberto Martins.
Leia mais

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Flip começou nessa quarta

Musa argentina também participa da Feira Literária



Cada vez mais badalada, começou nesta quarta-feira (6) a nona edição Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com destaques para o quadrinista Joe Sacco, o músico David Byrne e até uma musa, a escritora argentina Pola Oloixarac.

A feira desta ano será dedicada ao ícone do modernismo brasileiro Oswald de Andrade e teve em sua abertura uma conferência do crítico Antonio Cândido, seguida de uma apresentação da cantora Elza Soares.


Veja a programação completa aqui

terça-feira, 5 de julho de 2011

GED EIM 2011 CURITIBA‏

 "Aliança Estratégica da Governança Corporativa & Gestão de Informações"


O Seminário GED/EIM 2011 CURITIBA será a SEGUNDA edição paranaense e a DÉCIMA PRIMEIRA edição nacional do evento. A ser realizado em dois dias, o conteúdo proposto será apresentado por palestrantes de renome nacional e vem fornecer subsídios para a gestão da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências. 


Para mais informações acesse www.indexeventos.com.br ou entre em contato através do telefone (41) 3339-1704.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cinquenta anos sem Hemingway

Celebrado escritor norte-americano cometeu suicídio após cobrir a Guerra Cvil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial


Meio século se completa neste sábado desde que o escritor Ernest Hemingway apertou o gatilho de sua pistola e pôs um trágico fim a uma trajetória de vida na qual se consagrou como "modelo de escritor moral", ao relatar os horrores e paixões provocados pela guerra.
"Ele viveu com paixão e um enorme respeito pelas outras culturas, com compromisso e determinação em tempos de guerra. Tudo isso o transforma em um estupendo modelo moral", diz James Meredith, presidente da Hemingway Society, dedicada a preservar o legado do escritor.
Veja mais

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Português tem sido barreira para estudantes conseguirem estágio

No primeiro semestre de 2011, foram abertas mais de 200 mil vagas de estágio em todo o Brasil. Poderia ser uma notícia ótima, mas ela acabou revelando um problema sério no nosso sistema educacional.

Universitários, candidatos a uma vaga de estágio, fizeram um ditado com 30 palavras. A maioria errou pelo menos um terço delas. Em uma empresa de recrutamento, não tem sido fácil encontrar alguém que preencha os requisitos básicos. “A gente está com uma vaga aberta há três meses aqui em Belo Horizonte. De cerca de 80 candidatos, quatro chegaram à final”, afirma a psicóloga e analista de RH Vanessa Ramos.

Jornal Nacional - 27/06/2011