De acordo com estudo, a biblioteca é considerada um dos fatores mais importantes para a qualidade de uma escola.
O Instituto Ayrton Senna e o movimento Todos Pela Educação (parceiro institucional do Projeto Vamos Ler) lançaram no dia 28 de abril, Dia da Educação, o projeto ‘Caminhos para melhorar o aprendizado’. Resultado de uma extensa análise coordenada pelo pesquisador Ricardo Paes de Barros, o trabalho conta com um site que apresenta as principais conclusões de 165 estudos nacionais e internacionais com base empírica e tratamento estatístico sobre os impactos de políticas de Educação no aprendizado dos alunos.
Um desses estudos, dentro do tópico ‘O que importa para o aprendizado escolar’, abordou os recursos pedagógicos da escola. A Biblioteca Escolar apareceu em primeiro lugar na pesquisa.
De acordo com texto de Barros, tradicionalmente, a biblioteca é considerada um dos insumos mais importantes na definição da qualidade de uma escola. Seu impacto, no entanto, depende de uma série de fatores, como a qualidade do acervo e a frequência com que a comunidade escolar recorre a ele.
Análises transversais, que comparam a média de aprendizado de escolas com e sem biblioteca em um determinado momento, revelam que os alunos com acesso ao espaço tendem a apresentar proficiência mais elevada.
Por outro lado, análises mais confiáveis, baseadas em estudos longitudinais, mostram um impacto direto não significativo estatisticamente.
Vale ressaltar que o fato de o impacto depender do grau de utilização não significa que só se beneficiam da biblioteca os alunos que a utilizam. Na verdade, as bibliotecas tendem a ter seu impacto propagado por toda a comunidade escolar.
Outras pesquisas mostram que a biblioteca escolar não tem impacto mais relevante sobre crianças de famílias socioeconomicamente menos favorecidas que, em princípio têm menos acesso a livros em casa. A evidência disponível, embora seja esparsa, indica o contrário: o impacto é maior entre os estudantes menos vulneráveis, seja porque seu ambiente familiar lhes garante outros recursos que, combinados à biblioteca, promove um maior aprendizado.
Em suma, o texto aponta que não basta que a escola tenha biblioteca. É importante que pais e demais membros da comunidade escolar incentivem as crianças a utilizá-la mais intensamente.
Às escolas, cabe estabelecer rotinas e práticas de utilização das bibliotecas com estratégias voltadas ao aprendizado dos alunos. Às Secretarias de Educação, cabe estabelecer padrões, investir na qualidade do acervo e implementar políticas de utilização das bibliotecas escolares já existentes, incentivando seu uso pelos alunos durante o horário regular e em turno expandido, ou mesmo abrindo as suas portas para a comunidade em horários alternativos.
Fonte: Caminhos para melhorar o Aprendizado / O que importa para o aprendizado escolar (www.paramelhoraroaprendizado.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário